Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, subunidade do Centro de Tecnologia, iniciou suas atividades como Programa de Pós-Graduação em Informática com a criação do Curso Stricto Sensu de Mestrado em Computação, homologado pela CAPES em agosto de 2006, nível 3, e criado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 29 de setembro de 2006. As atividades didático-científicas do PPGI iniciaram em março de 2007. Ao longo dos anos o programa passou por uma série de modificações. Em 2012, o Mestrado em Computação passou a se chamar Mestrado em Ciência da Computação. E, em 2016, houve uma modificação no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e no nome do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), que passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC).
Público-Alvo
O curso destina-se aos profissionais com formação superior em Computação ou áreas afins, conforme definido no Regulamento do Programa, que estejam interessados em expandir seus conhecimentos para a fronteira tecnológica delineada pela pesquisa em Computação.
Objetivo Geral
O objetivo geral do programa é preparar profissionais na área de Ciência da Computação capacitados para contribuir para a evolução do conhecimento do ponto de vista científico e tecnológico, e utilizar esse conhecimento na avaliação, na especificação e no desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais.
Objetivos Específicos
- Aprofundar os conhecimentos científicos de seus alunos na área de Computação;
- Gerar novos conhecimento na área de abrangência da Computação;
- Formar profissionais para a atuação em ensino e pesquisa na área de Computação.
Linhas de Pesquisa
- Sistemas Paralelos e Distribuídos;
- Microeletrônica e Processamento de Sinais;
- Computação Aplicada;
- Linguagem de Programação e Banco de Dados