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Instruções para Discentes

– Procedimentos para 1ª matrícula

Todo o aluno ingressante para a realização da 1ª matrícula deverá escolher, em conformidade com o orientador, as disciplinas a serem cursas a partir do quadro de horário do semestre e realizar a solicitação de matricula pelo portal do aluno.

– Elaboração dos Planos de Estudo

Todo aluno ingressante para a realização da segunda matricula (Art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria), deverá realizar o preenchimento pelo  Portal do Aluno do Plano de Estudos juntamente com o orientador, coorientador ou o comitê de orientação acadêmica, quando for o caso (Art. 25 do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria).

  • De acordo com a RESOLUÇÃO N. 015/2014 que Aprova o Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria, todo discente deverá ter um orientador e um comitê de orientação, podendo também ter um coorientador. Desta forma, solicitamos aos discentes do PPGCC que façam uma reunião com os seus orientadores para ajustar/registrar este Comitê de Orientação no seu Planos de Estudos. Destacamos que o Comitê de Orientação, de acordo com o artigo 23 da referida resolução, deve ser formado pelo professor orientador e mais dois membros, que podem ser externos à UFSM e não pertencer ao quadro de professores permanentes ou colaboradores do PPGCC. Os membros do Comitê de Orientação devem ter, obrigatoriamente, o título de Doutor.

– Seminário de Andamento

Todos os alunos do Mestrado em Ciência da Computação devem, obrigatoriamente, apresentar o Seminário de Andamento (exame de qualificação) até o final de seu 3º semestre no curso.

  • O aluno pode apresentar: 1) um artigo com qualis B2 ou superior; 2) um artigo com no mínimo 12 páginas no formato SBC.
  • Todos os alunos devem assistir pelo menos 3 defesas de Seminário de Andamento de outros mestrandos do PPGCC no decorrer do curso. Caso o aluno não cumpra essa exigência, será automaticamente considerado reprovado no seu Seminário de Andamento.
  • A banca será constituída por um ou dois professores do PPGCC, podendo um membro da banca ser externo.
  • A avaliação será feita pela banca conforme um Formulário de Avaliação padrão.
  •  Caso o Seminário de Andamento não seja realizado até a data limite estabelecida pelo Colegiado do PPGCC no início do 1º semestre do ano, o aluno será automaticamente considerado reprovado caso uma justificativa não seja apresentada.
  • O aluno tem uma segunda chance de apresentar o Seminário de Andamento, caso reprove na primeira tentativa. Caso o aluno reprove pela segunda vez, ele não poderá solicitar a prorrogação do tempo de mestrado.
  • O aluno deve informar a data, o horário, a sala e os membros da banca para a secretaria do PPGCC, com no mínimo uma semana de antecedência, para a defesa seja divulgada no site do PPGCC.
  • Logo após o término da banca do Seminário de Andamento, o aluno deve entregar o Formulário de Avaliação preenchido na secretaria do PPGCC.

– Defesa de Dissertação

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno. A abertura do processo de defesa deve ocorrer com, pelo menos, 20 dias de antecedência da data da defesa. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

  • A Comissão Examinadora deve ser composta por três (3) docentes doutores como membros efetivos e um suplente, sendo, no mínimo, um dos membros efetivos externo à UFSM.
  • Antes da defesa, o aluno deve:
  1. Reservar uma sala para defesa (as defesas normalmente ocorrem na sala 321, que deve ser reservada na secretaria do PPGCC.  A agenda da sala 321 A e B pode ser acessada aqui). Caso tenha a participação de um membro da banca por vídeo por videoconferência, avise a secretaria.
  2. Imprimir a Folha de Aprovação (3 vias)
  3. Retirar na secretaria, como no mínimo de 24 horas de antecedência, a documentação composta de portaria de nomeação da comissão examinadora, ata de defesa (em 3 vias para assinatura da comissão) e o atestado. Por determinação da coordenação a documentação somente poderá ser retirada pelo candidato ou pelo seu orientador.
  4. Enviar à secretaria um e-mail contendo o título e um resumo da dissertação, de forma a ser divulgado entre professores e alunos.

– Entrega Versão Final da Dissertação

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Uma cópia da Dissertação em capa dura de acordo com o MDT da UFSM;
  • Um CD com o arquivo da Dissertação em formato PDF (sem proteção por senha) e o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e/ou co-orientador impresso e em meio digital a ser enviado para publicação;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos;
  • Formulário pós-defesa preenchido e assinado (o formulário é enviado ao aluno após a defesa).

 

– Prorrogação de prazo de defesa

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa, ficando a critério do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) a concessão,  observando os procedimentos elencados a seguir:

        II – após a aprovação do(a) orientador(a) e definição do prazo de prorrogação a ser solicitado, o(a) acadêmico(a) encaminha para abertura do processo pelo PEN junto à Divisão de Protocolo – DAG da UFSM, incluindo, se houver, outros documentos que justifiquem tal pedido. No PPGCC os documentos solicitados para o pedido de prorrogação são os elencados abaixo:
  • Uma carta/pedido formal de prorrogação para o Colegiado do PPGCC explicando/justificando os motivos do pedido. A carta/pedido deve ser assinada pelo aluno e pelo orientador;
  • A versão atual do texto da dissertação;
  • Cronograma detalhado especificando as atividades necessárias para a conclusão do mestrado no prazo de prorrogação sendo requerido;
  • Ata ou cópia da ata do seminário de andamento;
  • Documentação adicional (se necessário) que sustente o pedido de prorrogação.
        III – o processo PEN aberto pelo DAG é tramitado ao Programa de Pós-graduação do(a) acadêmico(a) para a caixa postal do Programa para que seja apreciado em colegiado e definido o prazo de prorrogação a ser concedido. 
        VI – havendo necessidade de alteração do prazo de prorrogação concedido (aumento de prazo): aluno(a) preenche novamente o requerimento assinalando que é uma Apostila, com aprovação de seu(sua) orientador(a) e entrega na secretaria do curso para aprovação em colegiado. 

– Instruções para Solicitação de Recursos – Eventos Científicos

Para participação dos alunos do PPGCC em eventos científicos (com apresentação de artigos científicos), o Colegiado do PPGCC definiu as seguintes regras para a solicitação de auxílio:

O aluno poderá pleitear os seguintes itens:

a) Taxa de inscrição no evento;

b) Diárias referentes aos dias de participação no evento;

c) Passagem aérea e/ou terrestre em classe econômica.

Requisitos e condições para obtenção de auxílio:

  • Ser aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSM;
  • Quando o artigo a ser apresentado em congresso tiver a autoria de mais de um aluno, apenas um deles poderá ser contemplado com o auxílio;
  • O artigo deverá ter participação de um docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Entregar na Secretaria do PPGCC os seguintes documentos:

  • Pedido de Auxílio à Participação em Evento, devidamente preenchido, assinado com o “de acordo” do orientador, contendo as seguintes informações:
    • a) informando que o docente co-autor não participará do evento (com o seu “de acordo”);
    • b) CPF;
    • c) Número da matrícula;
    • d) Dados bancários (número do Banco, agência e número da conta);
  • Prova (carta ou e-mail) da aceitação do artigo no evento;
  • Folder do Evento onde apareçam: nome do evento, local (cidade de realização), período (data de início e fim) e valor da inscrição.
  • Autorização de desconto em folha, devidamente assinada pelo orientador (Clique aqui para modelo);

Os alunos devem aguardar notificação da secretária do PPGCC sobre o resultado da solicitação. No caso de pedido aprovado, a prestação de contas deverá ocorrer em até 5 dias úteis após o término do evento (Conforme Informativo 01/2009 da DCF). Imprescindível a observância da norma, especialmente em relação à apresentação dos recibos originais e dos certificados de apresentação e participação.

Obs: A aprovação ou não dos pedidos de auxílio financeiro estão condicionados à existência de recursos orçamentários.

– Dispensa ou Aproveitamento de disciplina

O Colegiado do PPGCC poderá autorizar o reconhecimento de créditos ao aluno que foi aprovado em disciplinas ou atividades de pós-graduação, as quais ocorreram antes ou após seu ingresso no PPGCC e foram ministradas em outras universidades nacionais ou estrangeiras. A validade destas disciplinas, para o reconhecimento, é de cinco anos. O Colegiado do PPGCC também poderá aprovar o aproveitamento de créditos em disciplinas cursadas no PPGCC antes do ingresso do aluno no programa.

Para fazer a solicitação, o aluno deve entregar na secretaria do PPGCC o Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas devidamente preenchido, juntamente o histórico escolar e, caso a disciplina não tenha sido cursada no PPGCC,  a ementa da disciplina.

– Teste de Suficiência

Conforme o art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação, os discentes de pós-graduação da UFSM deverão ser aprovados no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE). Sem esta aprovação, o aluno não consegue abrir o processo de defesa. As informações sobre o TESLLE e sobre o aproveitamento do TOEFL  na UFSM podem ser acessadas aqui.

Para pedir o aproveitamento do TESLLE ou TOEFL, o aluno deve preencher o  Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas e entregar na secretaria do PPGCC juntamente com o certificado de aprovação.