Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Turma 001 do PPGCC conclui Atividades de Ensino do Primeiro Semestre



A Turma 001 do PPGCC concluiu nesta semana o primeiro semestre letivo do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis. Foram três Disciplinas ofertadas no segundo semestre letivo de 2020, sendo estas: Controladoria, ministrada pelo Prof. Vinícius Costa da Silva Zonatto; Metodologia da Pesquisa em Ciências Contábeis, ministrada pelas Professoras Larissa Degenhart e Márcia Bianchi; e, Teoria da Contabilidade, ministrada pelo Prof. José Elias Feres de Almeida.

Além destas disciplinas, os mestrandos tiveram a oportunidade de participar das Oficinas de Ensino e Pesquisa, momento em que foram realizadas atividades de apoio a aprendizagem e incentivo a autonomia em pesquisa por parte dos mestrandos. Foram tratados assuntos como acesso remoto à Biblioteca da UFSM e pesquisa em bases de dados do Portal CAPES; acesso e pesquisa científica em Ciências Contábeis em bases internacionais (Science Direct); e, pesquisa científica em Ciências Contábeis e seleção de materiais.

Um encontro de Vivências Acadêmicas no Mestrado em Ciências Contábeis também foi promovido entre o PPGCC/UFSM e o PPGCC/UFRGS. Também foram realizadas atividades de ensino relacionadas a temática “Análise de Dados Multivariados”, com vistas a apoiar a compreensão dos mestrandos na análise de artigos científicos desenvolvidos na área.

Dentre as atividades colaborativas de ensino e pesquisa realizadas neste primeiro semestre letivo, além das participações dos Professores José Elias, do PPGCON/UFES, e Márcia Bianchi, do PPGCC/UFRGS, o PPGCC/UFSM recebeu ainda a participação dos Professores Andson Braga de Aguiar (USP), Márcia Zanievicz da Silva (FURB) e Filipy Furtado Sell (UFPA).

O Prof. Andson Braga de Aguiar, do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP, ministrou uma aula com carga horária de 4 horas sobre “Estratégias e Temas de Pesquisa em Contabilidade (Gerencial)”. Já a Profa. Márcia Zanievicz da Silva, do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da FURB, ministrou uma aula com carga horária de 3 horas sobre a temática “Abordagens da Controladoria na Teoria e na Prática”. Por sua vez, o Prof.  Filipy Furtado Sell, da Universidade Federal do Pará, ministrou uma aula com carga horária de 4 horas sobre a temática “Lógicas Institucionais e sua aplicação na Pesquisa em Ciências Contábeis”.

O próximo semestre letivo tem início em 12 de abril de 2021.

Datas importantes:

Solicitação de matrícula: 16/03/2021 a 31/03/2021

Início do primeiro semestre de 2021: 12/04/2021

Término do primeiro semestre de 2021: 24/07/2021

Para acessar o Calendário Acadêmico do Primeiro Semestre Letivo de 2021: clique aqui

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-789-513

Publicações Recentes