Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades de Ensino

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis promove, além das atividades de ensino relacionadas as disciplinas a serem cursadas pelos estudantes, as atividades de:

– Docência Orientada

A docência orientada é a atividade de ensino que oportuniza ao estudante a possibilidade de realização de prática docente em algum dos cursos de bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria, atendidos pelo Departamento de Ciências Contábeis, mediante o acompanhamento do docente responsável por disciplina ofertada na graduação.

Esta atividade permite ao mestrando desenvolver conhecimentos práticos relacionados a elaboração do Plano de Ensino de uma determinada disciplina, de Planos de Aula, de Atividades Didáticas de Docência no Ensino Superior, além do acompanhamento do seu orientador em Atividades de Orientação Acadêmica. Ações estas que contribuem para a qualificação de sua formação docente.

– Oficinas de Ensino e Pesquisa

As Oficinas de Ensino e Pesquisa são as atividades de ensino que oportunizam ao estudante a possibilidade de realização de cursos de aperfeiçoamento, que estimulem o desenvolvimento de habilidades necessárias ao exercício da docência e a qualificação das pesquisas acadêmicas realizadas, bem como a capacidade de comunicação oral e escrita do estudante.   

Constituem-se tais atividades, as Oficinas de Linguagem e Produção de Texto, Oficinas de Elaboração de Artigos Científicos, Oficinas de Métodos Quantitativos, Oficinas de Comunicação Oral e Apresentação de Trabalhos, Oficinas de Softwares e Recursos Tecnológicos, entre outras atividades demandadas pelos estudantes para o seu desenvolvimento intelectual.

– Seminários de Estudos Temáticos

Os Seminários de Estudos Temáticos são as atividades de ensino promovidas pelo PPGCC que contam com a participação de docentes pesquisadores de Programas de Pós-graduação de instituições parceiras, nacionais e internacionais, com o objetivo de apresentar e debater problemas sociais e práticos, oportunidades de investigação e o desenvolvimento de novas pesquisas, de forma integrada e de maneira colaborativa.

Constitui-se um meio de aproximação entre discentes e docentes da comunidade acadêmica, e um mecanismo de solidariedade entre os programas envolvidos, para a promoção de estudos e pesquisas em temáticas de interesse comum. A realização de tais atividades contribui para a estruturação de uma importante rede colaborativa de ensino e pesquisa em Ciências Contábeis, abrangendo PPGs da área em nível nacional e internacional.

– Vivências em Práticas Acadêmicas e Empresariais

As Vivências em Práticas Acadêmicas e Empresariais são as atividades de ensino promovidas pelo PPGCC que contam com a participação de gestores de organizações privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos, que apresentam cases práticos que contribuem para a reflexão e o desenvolvimento intelectual dos estudantes, sobre problemas reais, sociais e práticos inseridos no contexto de atuação das organizações e no ambiente de gestão.

Constitui-se um mecanismo de estímulo à inserção dos estudantes nos problemas reais encontrados na sociedade e no ambiente organizacional. Busca-se promover a cidadania e o papel social dos egressos do PPGCC na sociedade. Esta atividade permite ao mestrando compreender a necessidade de qualificação e desenvolvimento pessoal, e o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, para atuação resolutiva nas organizações e sociedade, contribuindo para o seu fortalecimento e sua sustentabilidade.

As Vivências em Práticas Acadêmicas e Empresariais também promovem o contato dos estudantes com a comunidade em geral, a partir de sua participação nos Projetos Sociais de Atendimento a Comunidade mantidos pelo PPGCC, os quais contribuem para a socialização de informações e a transferência de conhecimentos à sociedade, cumprindo a função social do Programa. O propósito destas atividades é o fortalecimento das entidades assistidas e a sustentabilidade organizacional, com soluções e estratégias que englobem os pilares econômicos, sociais e ambientais. Tais ações, por apresentarem caráter teórico-prático, promovem a inserção social do Programa e oportunizam retorno à sociedade.

Este conjunto de atividades de ensino desenvolvidas pelo PPGCC buscam promover o alcance dos objetivos do Programa e a formação de profissionais alinhada ao perfil do egresso desejado.