A linha de pesquisa articula-se em três eixos analíticos: instituições, poder e sociedade, abrangendo estudos comparados e de casos, reflexões teóricas e pesquisas empíricas. São contempladas, entre outras, as temáticas: Estado, governo, partidos, religião, democracia, participação, capital social, racionalização, comportamento político, pensamento político e economia.
Temáticas relacionadas às Linhas de Pesquisa para orientação
Docente: Prof. Dr. Arthur Coelho Dornelles Júnior
1. Política Internacional
Trata-se de analisar as relações de cooperação e conflito estabelecidas entre alguns atores internacionais, especificamente Estados e organizações internacionais governamentais, abarcando as relações políticas e/ou militares das grandes potências (EUA, China e Rússia), e/ou das potências regionais, tais como Índia, África do Sul, Brasil, etc. Eventualmente, é possível contemplar também os estudos de política externa.
2. Capacidade Estatal e Defesa
Consiste na análise das capacidades militares (estrutura de força, projeto de força, estratégia, tática, etc.) necessárias para o emprego da força pelo Estado, essencialmente no plano internacional. Considera-se, precisamente, as capacidades aeronavais e aeroespaciais das grandes potências, bem como das potências médias, priorizando a análise de sistemas convencionais.
Docente: Prof. Dr. Dejalma Cremonese
1. Aspectos relacionais entre o bem-estar subjetivo e o tema da Felicidade nas Ciências Sociais
2. A percepção da felicidade e a relação com os processos democráticos de participação: estudos no Brasil e na América Latina
3. A relação entre Capital Social, Desenvolvimento Regional e Felicidade: estudo em comunidades locais
Docente: Prof. Dr. Eduardo Lopes Cabral Maia
1. Representação e comportamento político: análise dos diversos níveis do comportamento político dos representantes na esfera pública e das questões referentes ao processo de representação política.
2. Relação entre religião e esfera pública: estudo da atuação religiosa na esfera pública e suas respectivas implicações para a laicidade do Estado.
3. Racionalidade e instituições sociais: analise dos processos de racionalização social e suas consequências no estabelecimento de instituições autônomas.
4. Religião e modernidade: estudos voltados para o fenômeno religioso na modernidade e suas relações com as diferentes esferas sociais (mercado, política, cultura, Estado etc.).
Docente: Prof. Dr. Francis Moraes de Almeida
1 .
2.
3.
Docente: Prof. Dr. José Carlos Martines Belieiro Júnior
1. Política brasileira contemporânea: Estudo dos processos políticos no Brasil, do final do regime militar ate o governo Lula, considerando essencialmente a relação entre Estado democrático e crise econômica.
2. Processos de estabilização e reforma econômica no Brasil: Estudo político dos processos de estabilização, a dimensão política dos planos de estabilização nos anos 1986-1994, bem como as políticas de reforma liberal implementadas a partir dos anos 1990.
3. Ideologias econômicas: Estudo das ideologias econômicas no Brasil a partir de 1930, como o liberalismo e suas variantes e o desenvolvimentismo e suas variantes.
4. Relação Estado e economia no período recente: Estudo da relação Estado e economia no capitalismo brasileiro das décadas de 1980, 90 e 2000, levando m consideração as reformas e mudanças operadas nesse contexto.
5. Política econômica e democracia: Estudo da relação entre política econômica e democracia. A dimensão política da política econômica e o papel da política econômica na estabilização político-institucional no Brasil contemporâneo.
Docente: Profa. Dra. Rosana Soares Campos
1. Democracia – estudar os processos democráticos na América Latina, de um modo geral, e no Brasil, especificamente, em suas diversas abordagens e sua dimensão qualitativa.
2. Desigualdades – estudar as desigualdades sociais e econômicas relacionadas aos processos políticos.
3. Estado e políticas públicas – estudar o Estado em suas vertentes desenvolvimentista, neoliberal, novo-desenvolvimentista e as políticas públicas promovidas por estes tipos de Estado. Compreender os ciclos de políticas públicas, desde a entrada do problema na agenda governamental até a avaliação do processo.
Docente: Reginaldo Teixeira Perez
1. Pensamento político e social brasileiro – Abarca toda a tradição reflexiva brasileira – em especial, a produzida a partir da República. Especial ênfase recai sobre pensadores advindos das áreas econômica e jurídica.
2. Teoria do Estado – Destacando-se o Estado brasileiro, esse tópico examina o processo de racionalização experimentado pelo poder público brasileiro – notadamente a partir dos anos 1930 do século XX.
3. Mercado Versus Política – Este ponto versa sobre as relações entre Economia e Política no Brasil – especialmente a que diz respeito às representações dos economistas a respeito da vida sociopolítica brasileira.