Ir para o conteúdo PPGCS Ir para o menu PPGCS Ir para a busca no site PPGCS Ir para o rodapé PPGCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Instituições, Poder e Sociedade

A linha de pesquisa articula-se em três eixos analíticos: instituições, poder e sociedade, abrangendo estudos comparados e de casos, reflexões teóricas e pesquisas empíricas. São contempladas, entre outras, as temáticas: Estado, governo, partidos, religião, democracia, participação, capital social, racionalização, comportamento político, pensamento político e economia.

Temáticas relacionadas às Linhas de Pesquisa para orientação

 

Docente: Prof. Dr. Arthur Coelho Dornelles Júnior

 1. Política Internacional

 Trata-se de analisar as relações de cooperação e conflito estabelecidas entre alguns atores internacionais, especificamente Estados e organizações internacionais governamentais, abarcando as relações políticas e/ou militares das grandes potências (EUA, China e Rússia), e/ou das potências regionais, tais como Índia, África do Sul, Brasil, etc. Eventualmente, é possível contemplar também os estudos de política externa.

 2. Capacidade Estatal e Defesa

 Consiste na análise das capacidades militares (estrutura de força, projeto de força, estratégia, tática, etc.) necessárias para o emprego da força pelo Estado, essencialmente no plano internacional. Considera-se, precisamente, as capacidades aeronavais e aeroespaciais das grandes potências, bem como das potências médias, priorizando a análise de sistemas convencionais.

 

Docente: Prof. Dr. Dejalma Cremonese

1. Aspectos Filosóficos e Sociológicos do tema da Felicidade: Estudo sobre os principais filósofos e sociólogos que tratam sobre o tema da Felicidade (Período Clássico e na Contemporaneidade)
2. 
Teoria Política: análise e discussão dos conceitos básicos e das problemáticas centrais da Filosofia Política e a da Ciência Política: Política, Poder, Estado, Democracia e Governo, bem como o estudo dos principais autores da filosofia política clássica e moderna.

3. Processos Democráticos de Participação: estudo das diferentes formas de participação político/social (participação formal, informal e comunitária).

4. Capital Social e Desenvolvimento Regional: análise das variáveis do capital social e do Desenvolvimento em âmbito regional.



Docente: Prof. Dr. Eduardo Lopes Cabral Maia

 1. Representação e comportamento político: análise dos diversos níveis do comportamento político dos representantes na esfera pública e das questões referentes ao processo de representação política.

2. Relação entre religião e esfera pública: estudo da atuação religiosa na esfera pública e suas respectivas implicações para a laicidade do Estado.

3. Racionalidade e instituições sociais: analise dos processos de racionalização social e suas consequências no estabelecimento de instituições autônomas.

4. Religião e modernidade: estudos voltados para o fenômeno religioso na modernidade e suas relações com as diferentes esferas sociais (mercado, política, cultura, Estado etc.).



 Docente: Prof. Dr.  Francis Moraes de Almeida

1 .

2.

3.



Docente: Prof. Dr. José Carlos Martines Belieiro Júnior

1. Política brasileira contemporânea: Estudo dos processos políticos no Brasil, do final do regime militar ate o governo Lula, considerando essencialmente a relação entre Estado democrático e crise econômica.

2. Processos de estabilização e reforma econômica no Brasil: Estudo político dos processos de estabilização, a dimensão política dos planos de estabilização nos anos 1986-1994, bem como as políticas de reforma liberal implementadas a partir dos anos 1990.

3. Ideologias econômicas: Estudo das ideologias econômicas no Brasil a partir de 1930, como o liberalismo e suas variantes e o desenvolvimentismo e suas variantes.

4. Relação Estado e economia no período recente: Estudo da relação Estado e economia no capitalismo brasileiro das décadas de 1980, 90 e 2000, levando m consideração as reformas e mudanças operadas nesse contexto.

5. Política econômica e democracia: Estudo da relação entre política econômica e democracia. A dimensão política da política econômica e o papel da política econômica na estabilização político-institucional no Brasil contemporâneo.



Docente: Profa. Dra. Rosana Soares Campos

1. Democracia – estudar os processos democráticos na América Latina, de um modo geral, e no Brasil, especificamente, em suas diversas abordagens e sua dimensão qualitativa.

2. Desigualdades – estudar as desigualdades sociais e econômicas relacionadas aos processos políticos.

3. Estado e políticas públicas – estudar o Estado em suas vertentes desenvolvimentista, neoliberal, novo-desenvolvimentista e as políticas públicas promovidas por estes tipos de Estado. Compreender os ciclos de políticas públicas, desde a entrada do problema na agenda governamental até a avaliação do processo.



Docente: Profa. Dra. Rosana Pinheiro Machado

1.

2.

3.


Docente: Reginaldo Teixeira Perez

1. Pensamento político e social brasileiro – Abarca toda a tradição reflexiva brasileira – em especial, a produzida a partir da República. Especial ênfase recai sobre pensadores advindos das áreas econômica e jurídica.

2. Teoria do Estado – Destacando-se o Estado brasileiro, esse tópico examina o processo de racionalização experimentado pelo poder público brasileiro – notadamente a partir dos anos 1930 do século XX.

3. Mercado Versus Política – Este ponto versa sobre as relações entre Economia e Política no Brasil – especialmente a que diz respeito às representações dos economistas a respeito da vida sociopolítica brasileira.