Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO



 

Tema: Ressignificando a mediação das Tecnologias na  Educação Básica e  Superior

 

Inscrições com envio de trabalho: 02/07/2021 a 20/07/2021 (Prorrogadas até 25/07/2021)

Inscrições como ouvinte: 02/07/2021 a 02/08/2021

Realização do evento: 09 e 10 de agosto de 2021

Local do evento: em meio remoto – links de acesso serão enviados por e-mail antes do início do evento

Carga horária: 20 horas



Este evento será realizado em meio remoto com atividades síncronas e assíncronas, com a apresentação de palestra e mesa redonda compostas por profissionais de competência técnica na área educacional conforme programação. Ainda haverá apresentação de trabalhos que discutem o tema central do evento. Os trabalhos serão selecionados pela Comissão científica. As inscrições para participação no evento serão realizadas pelo formulário do Google.

 

MODALIDADE DOS TRABALHOS

 

Os trabalhos serão propostos por profissionais, professores, pesquisadores e estudantes que apresentam pesquisas dentro das áreas relacionadas à temática de cada eixo. Os trabalhos submetidos serão selecionados e agrupados pela Comissão Científica a partir da opção de escolha do eixo temático. Um coordenador, indicado pela Comissão Científica, mediará a apresentação dos trabalhos aprovados durante a sessão, bem como o debate e a interação dos participantes. Para a apresentação, somente um dos autores deverá apresentar o trabalho no tempo máximo de 10 minutos, sendo livre o recurso digital a ser utilizado. A duração das sessões será de duas horas, já computadas a discussão. 


EIXOS PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

 

  • Aprendizagem: aprendizagem; Potenciais de aprendizagem mediadas pelas tecnologias nas necessidades educacionais especiais; 
  • Acessibilidade: acessibilidade; recursos didáticos mediados pelas tecnologias; recursos pedagógicos no contexto da educação inclusiva; 
  • Inclusão: educação às populações carentes em tempos de pandemia: possibilidades e desafios e o uso das tecnologias
  • Saúde: ameaças e impotências à saúde humana no contexto da pandemia; Saúde mental, aumento do uso de medicações e aumento das ações didáticas remotas.
  • Tecnologias: do ensino remoto, Processos e Recursos Tecnológicos na educação.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

  • Serão aceitos os trabalhos no formato de Relato de Experiência; Projetos de Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão. 
  • Os trabalhos serão submetidos em dois formatos: 

Resumo Expandido:  Word, contendo  (mínimo 2 páginas e no máximo 5 páginas). Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples.

Trabalho completo: mínimo de 8 páginas e limite de 10 páginas. Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples. O resumo deve ter no máximo 250 palavras, devendo ser prosseguido pelo abstract.  

  • O título para ambos os formatos devem ser apresentados contendo no máximo 12 palavras, em letras maiúsculas, em negrito, alinhamento centralizado. 
  • Os nomes dos autores devem ser apresentados completos, seguidos do nome da instituição, e da agência financiadora (se houver), com alinhamento esquerdo. Cada participante poderá submeter no máximo 2 trabalhos como autor principal, sem limite de número de trabalhos como coautor. 
  • Cada resumo poderá ter no máximo 3 autores, sendo um destes, o(a) orientador(a)r.  Nesse caso, cada trabalho pode ter, além do proponente/autor, mais 2 coautores
  • Apresentar três (3) palavras-chave, especificando após as palavras-chave, o eixo temático no qual o trabalho será inserido.  A data limite para avaliação dos trabalhos será no dia 30/07 e a divulgação dos trabalhos aprovados, no dia 31/07/2021 (trinta e um de julho de dois mil e vinte e um). 

O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio do e-mail e da programação final que será disponibilizada no site da Universidade Federal de Santa Maria.

 

ESTRUTURA PARA SUBMISSÃO

 

O trabalho deverá obedecer a seguinte estrutura: Resumo (250 palavras), palavras-chave (mínimo 3), Introdução (explicitar o problema, o(s) objetivo(s) e  justificativa), Metodologia, Resultados e discussão (apresentar os dados mais expressivos); Conclusão ou Considerações Finais e Referências (conforme normas da ABNT). Devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências no texto devem também aparecer em letras maiúsculas, seguidas da data, conforme ABNT.

 

IMAGENS: 

As Ilustrações e Figuras devem ser apresentadas com resolução adequada. Considera-se como limite máximo, duas ilustrações ou duas imagens por trabalho para a submissão do resumo expandido. Para a apresentação os autores podem utilizar de outras ilustrações e figuras que fundamentam o trabalho.

 

Publicação em E-book

Serão publicados em E-book os Trabalhos Completos aprovados e selecionados pela comissão científica. Os Resumos Expandidos aprovados e selecionados com capacidade para serem publicados em E-book, deverão ser alterados para a Modalidade de Trabalho Completo posteriormente (a comissão científica entrará em contato com os autores para maiores esclarecimentos).

 

INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

UNIDADE: Centro de educação-CE. Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), Programa de Pós-graduação de Tecnologias em Rede (PPGTER)

 EXECUÇÃO E PROMOÇÃO: Grupo de pesquisa interdisciplinar em educação e Grupo de pesquisa em educação, saúde e inclusão

 

Contato: groupintergepeduc@gmail.com

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-547-3548

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes