A Ordem de Rio Branco é a principal honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (também conhecido como Itamaraty) para reconhecer serviços meritórios e relevantes que envolvam as relações internacionais. Estrangeiros ou brasileiros podem ser agraciados com a honraria. Na última terça-feira (27), uma brasileira, professora formada na UFSM e Coordenadora de projetos de cooperação internacional com países do continente africano, recebeu a Ordem de Rio Branco com grau de Comendador.
Ana Cláudia Oliveira Pavão, docente do Departamento de Educação Especial da UFSM, foi pega de surpresa ao receber o comunicado de que seria agraciada com a ordem. O e-mail enviado pelo Itamaraty comunicou que ela receberia a condecoração diretamente das mãos do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, mas que não pôde estar presente no evento devido a sua saúde.
Formada em Letras pela UFSM e doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ana Cláudia é coordenadora do projeto “Escola de Todos”, que leva professores e servidores da UFSM a outros países com o objetivo de compartilhar a educação inclusiva. O projeto já visitou dois países africanos. A ação realizada em Cabo Verde culminou no lançamento de um dicionário de gestos para a população surda local. Em Angola, docentes do curso de Terapia Ocupacional da UFSM prestaram assessoria em tecnologia assistiva para professores locais.
A Agência de Notícias da UFSM conversou com Ana Cláudia Pavão para relembrar esse momento significativo para ela e para a comunidade da UFSM. Confira a entrevista: