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Egresso do PPGE/UFSM recebe Prêmio André Berten 2025 por tese sobre violência e reconhecimento



No dia 10 de novembro de 2025, o Prof. Dr. Alexandre Oliveira Silva, egresso do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e orientador educacional no Campus Bagé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, foi contemplado com o Prêmio André Berten de Teses e Dissertações 2025. A pesquisa foi desenvolvida no PPGE, sob orientação do Prof. Dr. Amarildo Luiz Trevisan.

O Prêmio André Berten reconhece trabalhos nas áreas de filosofia, educação e estudos interdisciplinares, como direito e sociologia, que utilizam o pensamento de Jürgen Habermas como principal referência teórica. A premiação ocorreu durante o III Simpósio Internacional Jürgen Habermas, realizado em Londrina, Paraná, entre os dias 10 e 13 de novembro, promovido pela Universidade Estadual de Londrina com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Federal da Paraíba e da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV), da UFPB.

Na tese premiada, intitulada “Reificação ou reconhecimento? Um diálogo entre Educação e Opinião Pública sobre a Violência”, Alexandre Oliveira Silva investiga, com base na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, a possibilidade de incluir o reconhecimento de si e do outro como uma quinta pretensão de validade discursiva, somando-se às quatro já formuladas pelo autor. O estudo dialoga também com a Teoria Social do Reconhecimento de Axel Honneth e com a Crítica da Sociedade de Theodor Adorno.

A pesquisa argumenta que esse incremento conceitual pode ser construído por meio de um diálogo hermenêutico reconstrutivo entre educação e opinião pública, orientado à formação de uma Cultura de Paz. Em termos práticos, o trabalho indica que tal diálogo pode se efetivar com a presença mais ativa de educadores em plataformas de disseminação de conteúdos e em redes sociais, participando de debates sobre temas relacionados às múltiplas violências.

Situada em uma perspectiva de Educação contra a Barbárie, a tese se posiciona ética e politicamente para que Auschwitz não se repita, propondo uma virada linguística dirigida ao enfrentamento da crescente reificação, compreendida como uma das principais causas da violência na sociedade contemporânea.

Mais informações em: https://simposiojurgenhabermas.com/

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