Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, ocorreu o III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento foi promovido conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A programação teve a participação de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de outros países, entre eles: Carla Biancha Angelucci (USP/Brasil), Maria Aparecida Affonso Moysés (UNICAMP/Brasil), José Geraldo Soares Damico (UFRGS/Brasil), Eva Marxen (UAB/Espanha), Ricardo Burg Ceccim (UFERSA/Brasil), Vincenza Pellegrino (UNIPR/Itália), Adriana Cristóforo (UDELAR/Uruguai), Gabriela Bruno Cámares (UDELAR/Uruguai), Paula Achard Brito del Pino (UDELAR/Uruguai), Ricardo Lugon (IENH/FEEVALE/Brasil), Sandra Caponi (UFSC/Brasil) e Tiago Almeida (IPL/Portugal).
Ao longo dos três dias, foram realizadas conferências, rodas de conversa e debates com foco em processos de despatologização em diferentes contextos sociais, educacionais e de saúde, discutindo os temas: “Despatologizar a vida, a educação e a saúde”, “Diálogos despatologizantes entre Arte, Saúde e Educação”, “Despatologizar a infância: um olhar sobre a América Latina” e “Despatologizar o saber para desnaturalizar a vida”.
O evento contou com a participação de 115 pessoas. Foram apresentados 55 trabalhos no formato de rodas de conversa, distribuídos entre os eixos temáticos Processos de Despatologização na Educação e Processos de Despatologização na Saúde.
O encerramento culminou com a construção coletiva da Carta de Porto Alegre, documento que reúne reflexões e proposições debatidas ao longo do colóquio, reafirmando o compromisso com perspectivas críticas e despatologizantes no campo da educação e da saúde.




