Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGEC e PPGEAmb promoveram curso com professores da UFRGS



            Durante os dias 19 e 23 de Novembro de 2018, os Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e Engenharia Ambiental (PPGEAmb)da UFSM promoveram no CT um curso sobre Mapeamento de Áreas de Risco para Prevenção de Desastres Hidrológicos com Ênfase em Modelagem Hidrogeomorfológica.

            O curso gratuito foi ministrado pelos professores Gean Paulo Michel e Masato Kobyama, e doutorando Eng. Fernando Campo Zambrano, todos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Durante o curso, diferentes conhecimentos foram repassados aos participantes, por meio de aulas teóricas e práticas, incluindo modelagem computacional e atividades em campo em diferentes áreas de risco na Santa Maria e municípios vizinhos, especialmente aqueles estabelecidos nas encostas da serra geral.

            Entre os participantes do curso, destaca-se a presença de discentes de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Ciência do Solo da UFSM. Além destes, também participaram do curso alunos do curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM, do Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS e um professor do IFSul – Passo Fundo.

            As coordenações do PPGEC e PPGAmb reforçam a necessidade de pesquisas nesta linha do curso realizado, uma vez que na região têm sido registrados diferentes episódios relacionados ao deslizamento de encostas, enxurrada e cheias (inundações) repentinas em rios e seus redores, inclusive com perdas de vidas humanas. Além disso, observa-se o aumento da preocupação de rompimento de barragens.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-486

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes