O professor do PPGEC, Eric Brandão Carneiro, apresentou os resultados preliminares de um projeto de pesquisa que vem desenvolvendo em parceria com a DTU -Technical University of Denmark, Acoustic Technology (Universidade Técnica da Dinamarca – Tecnologia Acústica), a pesquisa já vem sendo desenvolvida durante o ano de 2020.
A apresentação do projeto de pesquisa intitulado: CARACTERIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE MATERIAIS ACÚSTICOS ocorreu no dia 13 de janeiro a um grupo do KTH Royal Institute of Technology in Stockholm (Instituto Real de Tecnologia – Estocolmo/Suécia) (https://www.act.elektro.dtu.dk/).
O projeto objetiva um maior entendimento da medição in situ da impedância e espalhamento sonoros de materiais aplicados a ambientes. As metodologias propostas utilizarão de técnicas avançadas de processamento de sinais aplicadas a arranjos de sensores acústicos.
Particularmente, o projeto foca em duas hipóteses:
1) a estimativa das propriedades de absorção dos materiais pode ser melhorada pela inclusão da informação espacial e pela inclusão das ondas evanescentes como uma descrição mais completa do campo acústico;
2) as técnicas de decomposição do campo acústico permitem a medição do espalhamento sonoro in situ, e podem ser usadas para investigar a interligação entre absorção sonora e espalhamento.
Para este fim, uma metodologia para a medição do espalhamento e da impedância será desenvolvida e testada, para buscar uma caracterização robusta dos materiais.
O desenvolvimento de métodos confiáveis tem um impacto positivo no bem-estar e saúde da sociedade, já que é necessário na construção de dispositivos usados em projetos acústicos de recintos, na arquitetura e no controle de ruído de máquinas e dispositivos.
O professor Eric declarou que “a apresentação foi muito produtiva e participaram pesquisadores de diversas universidades e da indústria europeia, o que contribuiu muito gerando discussões interessantes para o projeto.”