Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tese de 2022 do PPGEC é indicada ao Prêmio Capes de Tese – Edição 2023



Após a seleção interna do PPGEC para a escolha de Tese a ser indicada ao Prêmio Capes de Tese – Edição 2023 conforme a Chamada Interna n. 02_2023/PPGEC – Prêmio Capes de Tese – Edição 2023 regido pelo Edital nº 02/2023-Capes.

Os critérios avaliativos foram: (1) originalidade do trabalho, (2) relevância 43 para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, (3) qualidade e quantidade de 44 publicações decorrentes da tese, (4) metodologia utilizada, (5) qualidade da redação e (6) 45 estrutura/organização do texto.

A Comissão de Avaliação Interna no PPGEC, recebeu a inscrição de 5 teses em que a indicação foi da tese classificada em 1º lugar: intitulada “Desenvolvimento de um sistema de eletrocoagulação-flotação para o tratamento de água para abastecimento público” de autoria de Gustavo Holz Bracher, sob a orientação do professor Elvis Carissimi e coorientação da professora Vinka Oyanedel-Craver (Universidade de Rhode Island – EUA), defendida em 23/08/2022 pela linha de pesquisa de Saneamento Ambiental na área de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

A escolha é JUSTIFICADA pela sua relevância em inovação tecnológica com um viés social a partir do desenvolvimento de um sistema inovador de tratamento de água com olhar especial para as principais demandas do saneamento e as condicionantes das populações brasileiras não atendidas com abastecimento de água. A realização de tal trabalho se deu através de Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), sendo um dos trabalhos pioneiros a ser desenvolvido nesta modalidade PPGEC-UFSM. O caráter inovador do sistema e do processo de tratamento desenvolvido na tese resultou no depósito de pedido de patente de invenção, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sob o número BR 10 2021 008218 6. Além da cooperação técnica com a CORSAN, esta tese também contou com colaboração internacional, através da participação do candidato no Programa de Doutorado Sanduíche da Fulbright (Doctoral Dissertation Research Award – Cycle 2021-2022) na Universidade de Rhode Island (EUA), com a
supervisão da professora Vinka Oyanedel-Craver, que se tornou sua coorientadora no PPGEC. Essa relação foi importante para a internacionalização do programa. 

Página do PRÊMIO CAPES DE TESE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-2249

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes