Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso

Após a defesa final do trabalho, dissertação ou tese, e decorrido o período de correções, deverá ser entregue na secretaria do PPGEC:

1) Trabalho impresso com encadernação em capa dura cor azul (uma unidade), conforme Normas da MDT– Manual de Dissertação e Tese.

OBS: Aos alunos que receberam bolsa ou qualquer apoio em atividades acadêmicas custeadas com recursos PROAP/CAPES, deverão fazer referência ao apoio recebido e deverá constar no trabalho o agradecimento: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

2) Dois CDS com a cópia do trabalho na íntegra, com elementos pré-textuais: folha de rosto, folha de aprovação, sumário, resumo, abstract, entre outros; elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão; e os elementos pós-textuais: referências e ainda glossário, apêndice e anexos, se existirem. Um dos CDs deverá conter ainda o Resumo e o Abstract em Word;

3) Declaração do Orientador – Entrega Final do Trabalho de Conclusão, devidamente assinada, dando a aprovação para a entrega do trabalho e devidas correções (modelo disponível em nossa página);

O aluno irá a Autorização para Liberação On-line do Trabalho pela Biblioteca, em duas vias, na secretaria do programa, marcando uma das opções de liberação do trabalho on-line: imediata, a partir de um ano, a partir de dois anos ou sob registro de patente.

Para o nível de Doutorado, deverá ser entregue juntamente com o trabalho final na secretaria do programa, um artigo submetido em periódico, na área de classificação Engenharia I, com qualificação Qualis B2 ou superior com comprovação da publicação ou submissão.

A Coordenação do Curso será responsável pelo recebimento e tramitação do material, conferindo o livro azul e o conteúdo do CD que deverá estar de acordo com o trabalho aprovado.

A folha de aprovação poderá conter as assinaturas escaneadas dos membros da banca que participaram por videoconferência ou parecer (envio da folha ao examinador por e-mail, que a imprime, assina, digitaliza o documento e envia de volta) estando com a indicação ao lado do nome (exemplo), não é aceito copiar/colar.  Exemplo: Luiz Antônio Bressani, Dr. (UFRGS) – videoconferência

O trabalho deverá conter a Ficha Catalográfica, cuja geração poderá ser feita na página da Biblioteca Central em: Ficha Catalográfica

Em caso de dificuldades na conversão do texto em Word para PDF, a Biblioteca Central poderá disponibilizar deste serviço na Divisão de Referência.

***A expedição do diploma é efetuada pelo DERCA, demorando em média 30 dias. Informações no fone 55 3220 8117.