Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GEPECON – Grupo de Estudos e Pesquisas em Estruturas de Concreto

Linha de pesquisa – Estruturas e Sistemas Construtivos

Líder do Grupo: André Lübeck

 

O GEPECON do Centro de Tecnologia da UFSM tem por objetivo estudar, de modo multidisciplinar, aspectos inerentes ao desempenho e vida útil das estruturas de concreto estrutural, com ênfase a durabilidade e patologias decorrentes de materiais ou de construções acabadas.

Por ser a construção civil uma atividade indissociável do progresso da humanidade, o seu desenvolvimento deve ser de modo sustentável e, para tanto, as estruturas de concreto, o material mais consumido pelo homem, deve apresentar características de sustentabilidade em relação ao consumo de matéria prima, consumo de energia e emissão de gases poluentes.

Objetiva-se o estudo de concreto em condições mais próximas possíveis de seu ambiente real, para que possam ser mais compreendidos os mecanismos e fatores influentes na degradação das estruturas reais, em especial as que contêm elevados teores de adições minerais em substituição ao cimento. Como meta última, objetiva-se pesquisar os parâmetros que governam, em longo-prazo, a vida útil das estruturas de concreto, especialmente com teores elevados de adições minerais, através de estudos laboratoriais e de campo por meio de estações de envelhecimento, com o intuito de alongar seu tempo de utilização, tornando-as mais sustentáveis.

O Grupo está inscrito no cadastro dos Grupos de Pesquisa do CNPq desde 1997, embora tenha existência desde 1991. Desde 1991 realizou-se 20 projetos de pesquisa com recursos da FAPERGS, CNPq e CAPES, que geraram cerca de 200 publicações em periódicos ou em anais de eventos nacionais e internacionais. O trabalho Synergic action of fly ash in ternary mixtures with microsilica and rice husk ash foi considerado pelo 10th International Congress on the Chemistry of Cement, realizado em Gotenburgo, Suécia, em 1997, como um dos cinco mais destacados do evento. Em 1999, o Prof. Geraldo Isaia foi agraciado pelo 2nd CANMET/ACI International Conference on High-Performance Concrete, com o prêmio por relevantes contribuições na área de concreto de alto desempenho.

Foi organizado em 1999, o International Symposium on Nondestructive Testing, realizado em Torres, RS. . Foi desenvolvido pelo Programa PROSUL do CNPq pesquisas conjuntas com o LEMIT, La Plata, Argentina e UDELAR, Montevideo. Destacam-se pesquisas com adições minerias, pozolanas, cimento branco, sustentabilidade e análise do ciclo de vida.