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Ingresso simplificado de aluno estrangeiro

  1. Para essa forma de ingresso, o aluno estrangeiro deverá buscar bolsa de estudos para custear-se durante o mestrado ou doutorado, em programas de seu país de origem, instituições internacionais, ou convênios do Brasil (por exemplo, o programa PECPG/CAPES). É importante notar que:
    1. o candidato deverá buscar informações sobre as fontes potenciais por conta própria. O PPPEC não dispõe de informações completas e atualizadas sobre estas opções.
    2. o aluno que ingressar por esta via não terá direito a receber bolsa de estudo institucional alocada ao Programa, mesmo que após iniciar seu mestrado ou doutorado no PPGEC perca sua bolsa de estudo por qualquer razão.
  2. Informar-se sobre as linhas de pesquisa e orientadores potenciais. Entrar em contato diretamente com o orientador pretendido e, se este estiver de acordo com lhe orientar, elaborar projeto de pesquisa para dissertação ou tese.
  3. Para inscrever-se como candidato, é necessário submeter um email a ppgec@ufsm.br com os seguintes documentos:
    1. cópia de diplomas de graduação e de mestrado (se já concluído) e respectivos históricos escolares.  Para inscrever-se como candidato no PPGEC, não há necessidade de reconhecimento consular ou de tradução juramentada (mas, caso seja aceito no Programa, para a matrícula na Universidade e obtenção de visto para o Brasil, há exigências específicas).
    2. cópia de documento de identidade e passaporte, se tiver
    3. currículo em até 5 páginas.
    4. carta de intenções (máximo 2 páginas), explicando sua motivação para realizar o mestrado e doutorado no Brasil, e especificamente no PPGEC/UFSM, sua escolha de tema de trabalho e sua expectativa de carreira profissional que seguirá após o doutorado ou mestrado.
    5. projeto de pesquisa, em máximo 5 páginas, contendo: introdução e justificativa; objetivos; caracterização da área e do sistema de estudo, mais detalhado se fora do Brasil; métodos, incluindo trabalho de campo e desenho experimental, conforme o caso, e de análise de dados; cronograma de desenvolvimento; plano de custeio do trabalho (materiais de consumo, despesas de campo e viagens necessárias).  O projeto poderá ser redigido em português, espanhol ou inglês.
    6. carta de aceitação do futuro orientador, com aprovação do projeto apresentado
    7. exame ou documento de suficiência em inglês ou português (fluência de leitura e redação de textos científicos)
    8. nome, endereço de correio, email e telefone de 3 docentes ou profissionais que possam fornecer recomendações e informações
    9. cópia (preferencialmente eletrônica, em formato pdf ou equivalente) de sua tese de mestrado ou de graduação e de trabalhos publicados, aceitos ou submetidos a publicação.
  4. A documentação acima será avaliada pela Coordenação e por outros docentes do PPGEC.  A Coordenação deverá solicitar informações e recomendações às pessoas indicadas pelo candidato.
  5. Caso o projeto e o candidato sejam avaliados positivamente, será realizada uma entrevista, por teleconferência (Google Meet) ou outro meio de comunicação, em data e horário previamente marcados.
  6. Uma vez que estas exigências sejam cumpridas, a Coordenação do PPGEC poderá emitir carta de que o candidato preencheu os requisitos para ser avaliado para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
  7. Uma vez aprovado nas etapas acima, a Coordenação do PPGEC informará a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Coordenação de Relações Internacionais da UFSM da aceitação do candidato para matrícula.

 

Esteja ciente que:

  1. A documentação para inscrição poderá ser submetida em qualquer período e normalmente a avaliação será realizada no prazo de 60 dias, durante os períodos letivos brasileiros (março-junho e agosto-novembro).  Nas demais épocas, a avaliação poderá levar mais de 90 dias, devido a férias e viagens para trabalho ou cursos de campo.  Recomenda-se fortemente aos candidatos que prevejam 90 dias de avaliação, além dos prazos para tramitação de pedidos de bolsa e vistos.
  2. O PPGEC não realizará exame de suficiência em português (CELPE/BRAS – https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras), que usualmente é exigido para emissão do visto de estudante. As disciplinas teóricas e práticas são normalmente ministradas em português, e todas as provas, trabalhos e relatórios serão realizados neste idioma. Além disto, a fluência de leitura em inglês científico é indispensável, uma vez que a maior parte da literatura é neste idioma. A tese de doutorado deverá ser redigida em inglês ou português, exceto por capítulos correspondentes a trabalhos já publicados ou aceitos para publicação.
  3. O PPGEC não oferece suporte para obtenção de vistos ou moradia. Informações e algum apoio podem ser obtidos na Coordenação de Relações Internacionais da UFSM.
  4. Casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Programa.

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