Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Plano de Estudos

O Plano de estudos é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso. 

O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal do Aluno no primeiro semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o segundo semestre de curso. Ele deve ser desenvolvido pelo discente e será proposto pelo orientador, em comum acordo com o aluno, levando-se em conta a natureza de sua pesquisa.

Alterações poderão ser efetuadas a qualquer momento, a cada alteração ele irá tramitar ao orientador e após a coordenação do PPGEC que aprovará em nome do Colegiado. O orientador e a coordenação do PPGEC poderá solicitar que alterações sejam efetuadas.

Após o aluno cursar todos os créditos exigíveis, este deverá confrontar o plano de estudos que deverá estar igual ao histórico escolar (isso antes da abertura do processo de defesa).

As disciplinas do currículo do curso devem ser lançadas no plano de estudos de acordo com o histórico escolar, ou seja, com o código da disciplina; assim como as cursadas em outros programas da UFSM. As disciplinas cursadas externamente à UFSM, devem ser lançadas no plano de estudos como externas com o código EXT.

O coorientador, após aprovado pelo Colegiado do PPGEC, deverá ser incluído no plano de estudos. Poderá haver a formação do Comitê de Orientação que deve ser formado pelo professor orientador e mais dois membros que podem ser externos ao PPGEC e à UFSM, se houver coorientador, será um deles.

Art. 30 É responsabilidade do discente a abertura, on-line, do plano de estudo, bem como eventuais atualizações. O plano de estudos deve ser aprovado pelo Colegiado do respectivo programa/curso antes da realização da matrícula para o segundo semestre do curso. Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM