Tem por objetivo a formação de pessoal em nível de pós-graduação, como mecanismo para apoiar o desenvolvimento regional e nacional, em sustentação do processo de gestão de recursos hídricos, de acordo com o que preconiza a lei das águas do Brasil (Lei 9433/1997), no campo dos recursos hídricos e do saneamento ambiental.
É voltada ao aprimoramento de instrumentos de gestão e ao aproveitamento dos recursos hídricos em estudo de obras hidráulicas e de saneamento, em pequenas bacias hidrográficas e desenvolve suas atividades através de três linhas de pesquisa: (a) Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos, (b) Monitoramento e Modelagem dos Recursos Hídricos e (c) Saneamento Básico e Ambiental.
Atuam nesta área de concentração os Grupos de Pesquisa GERHI (Gestão de Recursos Hídricos), GHIDROS (Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental), LABHIDROGEO (Laboratório de Hidrogeologia) e Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias.
- Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos: é o estudo de instrumentos, processos, métodos e políticas através de ação multidisciplinar, buscando o uso qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos em harmonia com a preservação do meio ambiente.
- Monitoramento e Modelagem dos Recursos Hídricos: tem por objetivo o desenvolvimento e a aplicação de metodologias para monitoramento e de modelagem quantitativa e qualitativa para o aproveitamento integrado dos recursos hídricos.
- Saneamento Básico e Ambiental: tem por objetivo desenvolver e aplicar tecnologias e processos visando à melhoria no projeto e operação das unidades do saneamento básico em níveis de abastecimento e de tratamento de esgotos, bem como a manutenção do equilíbrio e controle da qualidade ambiental.