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Publicado: 13 março 2020 - 12:08 | Última modificação: 6 maio 2020 - 17:42
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VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) — Prédio 13 & Centro de Educação (CE) — Prédio 16 - Santa Maria

29/03/2020 00:00 - 31/07/2020 00:00

Descrição

VII Escola de Inverno de Educação Matemática

I Escola de Inverno de Ensino de Física

ATENÇÃO: Este evento foi transferido para o ano de 2021. Por favor, leia a carta de comunicação.

Evento: 29, 30 e 31 de julho de 2020

Contato: escoladeinverno@gmail.com

Apresentação

No período de 29 a 31 de julho de 2020 a Universidade Federal de Santa Maria estará promovendo a VII Escola de Inverno de Educação Matemática e a I Escola de Inverno de Ensino de Física. Os mesmos são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CE). Nesta edição, a temática do evento será: “Educação Matemática e Ensino de Física: desafios atuais na formação de professores”. A mesma é proposta com o intuito de promover um espaço de discussão, atualização e troca de experiências sobre temas de relevância para a Educação Matemática e o Ensino de Física, em especial no momento atual que vivenciamos e que imprime a importância da defesa dos direitos de todos à educação de qualidade e a manutenção e criação de políticas públicas importantes (duradouras) que garantam isso. Assim, haverá palestras, mesas redondas, apresentação de comunicações científicas, relatos de experiência, pôsteres, mostras didático-científicas, além de minicursos/oficinas. Intenciona-se que essas ações contribuam tanto para divulgar práticas desenvolvidas na área da Educação Matemática e do Ensino de Física, quanto subsidiem reflexões no campo de atuação de professores, estudantes e pesquisadores.

Esperamos contar com a sua presença!

A Comissão Organizadora

Histórico EIEMat e Encontro Nacional Pibid-Matemática

A Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMat) ocorre desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, normalmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização.

Quanto aos seus objetivos, visa a congregar professores que ensinam Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior; alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia; e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins, para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e Superior, questões relativas ao processo de formação—inicial e continuada—do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas a—e, principalmente—fomentar pesquisas nessa área de inquérito.

A primeira edição, ocorrida em 2008, teve como tema norteador as “Práticas e as Matemáticas do Professor de Matemática da Educação Básica”. A segunda edição, a de 2010, se pautou pelo tema “Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas Práticas Docentes: história e atualidade”.

A terceira edição, a de 2012, propôs o tema “Políticas Públicas no contexto da Educação Matemática: implicações na sala de aula”. Partindo da preocupação com as políticas públicas e da compreensão da importância dessas na formação inicial de professores que ensinam matemática, nesse ano a EIEMat agregou o Encontro Nacional Pibid-Matemática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) foi criado a partir de uma ação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educaçáo Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior para atuarem na Educação Básica. Desde o lançamento de seu primeiro edital, em 2007, este programa ampliou-se, configurando-se como a principal política pública atual de formação inicial de professores.

A IV EIEMat e o 2o Encontro Nacional Pibid-Matemática aconteceu em 2014, permeado pela temática (Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas).

O tema proposto para a V EIEMat (2016) e o 3o Encontro Nacional Pibid-Matemática foi “A sala de aula de Matemática: que lugar é esse?”. Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, foram compostos os seguintes grupos temáticos a ele associados: Formação de professores, Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC, História e Educação Matemática, Ensino e aprendizagem na Educação Matemática (práticas docentes, tendências pedagógicas, propostas curriculares, EJA, no ensino técnico da educação básica), Educação Inclusiva e Etnomatemática.

No ano de 2018, juntamente com a VI EIEMat e o 4o Encontro Nacional Pibid-Matemática, realizou-se o XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, proposto a partir da temática “Desafios e possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?”. A partir dessa temática, o evento organiza-se no seguintes eixos: Formação de professores que ensinam Matemática; Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC; História e Educação Matemática; Ensino e aprendizagem na Educação Matemática; Educação Matemática e Inclusão; Etnomatemática; Livros Didáticos na Educação Matemática.

Temática

“Educação Matemática e Ensino de Física: desafios atuais na formação de professores.”

Eixos Temáticos/Educação Matemática

  • Formação de professores que ensinam Matemática: O eixo “Formação de Professores que Ensinam Matemática” visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial), bem como programas de formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação;prática de ensino e prática como componente curricular;estágio supervisionado; formação específica e formação didático pedagógica;políticas públicas de formação; Pibid; PNAIC; práticas formativas e práticas profissionais.
  • Resolução de problemas / Modelagem Matemática / TIC: Os trabalhos submetidos a esse eixo temático deverão versar a respeito de TIC, Resolução de Problemas e Modelagem Matemática como procedimentos de ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas)de Matemática, nos diversos níveis de ensino.
    1. TIC inclui estudos e resultados a respeito do uso de softwares utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim sucessivamente.
    2. Resolução de Problemas inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim por diante.
    3. Modelagem Matemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, grupos de alunos e professores, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos, etc.
  • História e Educação Matemática: Os trabalhos a serem submetidos a essa seção devem versar sobre a História da Educação Matemática, sobre a História na Educação Matemática e/ou sobre a História da Matemática onde, em linhas gerais:
    1. A História da Educação Matemática inclui estudos de natureza histórica que investigam atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; a pessoas, a comunidades e a instituições que se envolveram nesses processos; a obras e a documentos oficiais que tratam dessa temática, etc.
    2. História na Educação Matemática inclui estudos que objetivam analisar o uso da história (da Matemática, da Educação Matemática ou da história em sentido amplo) na formação pré-serviço e continuada de professores, na prática docente em salas de aula, na formação matemática de estudantes de quaisquer níveis de ensino, em livros didáticos de Matemática de quaisquer épocas, em documentos oficiais relacionados ao ensino da Matemática, na investigação em Educação Matemática, e assim por diante.
    3. A História da Matemática inclui estudos de natureza histórica relacionados à gênese e ao desenvolvimento do pensamento matemático, suas aplicações e seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.
  • Ensino e aprendizagem na Educação Matemática: O eixo (Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática) visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre ensino e aprendizagem da matemática nos diferentes níveis e modalidades. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas a práticas docentes; tendências pedagógicas; metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais didáticos; avaliação.
  • Educação Matemática e Inclusão: Incluem-se nesse eixo estudos e experiências que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática. Dentre outras, abrange questões voltadas à reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem matemática frente a diversidade e as diferentes necessidades e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.
  • Etnomatemática: Os trabalhos propostos, a partir da temática do evento, deverão contemplar programas e projetos de Etnomatemática como procedimentos de ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas) de Matemática, nos diversos níveis de ensino. Todas propostas deverão obedecer as normas de formatação do evento. Os trabalhos que não estiverem dentro de tais padrões serão devolvidos às (aos) respectivas (respectivos) autoras (autores), o que pode causar transtorno quanto ao tempo ou à aprovação dos mesmos. A Etnomatemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, grupos de alunos e professores, grupos étnicos, comunidades e organizações socioculturais e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim por diante.
  • Livros Didáticos na Educação Matemática: Nos últimos anos, os livros didáticos de Matemática, tanto atuais como num contexto histórico, têm atraído o interesse de estudos e pesquisas. Portanto, seguindo a temática do evento, para onde estamos indo com relação ao livro didático? Qual é a sua importância e papel didático, tanto histórico como atual? 
  • Educação Estatística / Educação Financeira: Nos últimos anos, a Educação Estatística e a Educação Financeira têm obtido muito mais ênfase que os termos Estatítica e Matemática Financeira. Isso reflete a importância dessas disciplinas na formação integral dos alunos e acadêmicos.

Eixos Temáticos/Ensino de Física

  • Ensino/ Aprendizagem/ Avaliação em Física
  • Formação de professores de Física
  • Tecnologias da informação e comunicação e o ensino de Física
  • Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e o ensino de Física
  • Políticas Públicas em Educação e o ensino de Física

Submissão de Trabalho

ATENÇÃO: Este evento foi transferido para o ano de 2021. Por favor, leia a carta de comunicação.
Atenção:
  • Para submeter o trabalho não há a necessidade de estar inscrito no evento;
  • Serão aceitos até 3 (três) trabalhos do autor principal (primeiro autor);
  • Para a apresentação do trabalho no evento, pelos menos o(s) apresentador(es) (autores) deverá(ão) estar inscrito(s) no evento;
  • Para a publicação nos Anais online do evento, TODOS OS AUTORES do trabalho deverão estar inscritos no evento.

Modalidades de Trabalhos

Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades de Comunicação Científica (CC), Relato de Experiência (RE), Pôster (PO), Minicurso/Oficina (MIN/OF) e/ou Mostra Didático Científica (MDC) e deverão estar claramente dentro da perspectiva da Educação Matemática ou Ensino de Física relacionado com algum eixo temático do evento.

(CC) Comunicação Científica: nesta modalidade poderão ser apresentados trabalhos resultantes de investigações de natureza acadêmica e caráter científico, em andamento ou concluídas, relacionadas aos eixos temáticos do evento.

(RE) Relato de Experiência: nesta modalidade poderão ser apresentados trabalhos resultantes de reflexões e sistematizações sobre o desenvolvimento de experiências, em andamento ou concluídas, realizadas em sala de aula, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, relacionadas aos eixos temáticos do evento.

(PO) Pôster: nesta modalidade poderão ser apresentados tanto relatos de pesquisa quanto relatos de experiência. Após a aprovação do trabalho dessa modalidade, use o modelo de arquivo para a produção do pôster.

(MIN/OF) Minicurso/Oficina: nesta modalidade poderão ser apresentados tanto minicursos quanto oficinas relacionadas aos eixos temáticos do evento.

(MDC) Mostra Didático-Científica: espaço destinado à apresentação de produto educacional e/ou material pedagógico.

ATENÇÃO: Este evento foi transferido para o ano de 2021. Por favor, leia a carta de comunicação.

Informações Gerais de Submissão de Trabalho

  • Para os trabalhos nas modalidades CC, RE, PO, e MIN/OF use o modelo de arquivo dessas modalidades. Para a Mostra Didático-Científica, use o modelo de arquivo próprio.
  • Deverão ser enviados 3 (três) arquivos: uma versão cega, uma versão não cega e o termo de originalidade (este arquivo está no formato PDF preenchível). Nos modelos de arquivos encontram-se as instruções de como proceder para o envio de cada versão.
  • Em cada versão de arquivo será necessário informar: o eixo temático, a modalidade e a categoria. As categorias são as seguintes e se referem ao primeiro autor (autor principal).
    • Aluno de Graduação
    • Aluno de Pós-Graduação
    • Pesquisador/Professor de Nível Superior
    • Professor da Escola Básica
    • Aluno da Escola Básica
  • Serão aceitos até 3 (três) trabalhos por autor principal.
  • O trabalho na modalidade PO tem duas etapas: 1) submissão do artigo; 2) produção do pôster.

Como submeter o seu trabalho?

Para a “VII Escola de Inverno de Educação Matemática”: enviar os três arquivos supracitados para o e-mail “escoladeinverno.mat.trb@gmail.com”.
Para a “I Escola de Inverno de Ensino de Física”: enviar os três arquivos supracitados para o e-mail “escoladeinverno.fis.trb@gmail.com”.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados em relação aos seguintes itens:

  • Com relação ao resumo do artigo: o resumo está de acordo com o conteúdo do trabalho, incluindo objetivos, resultados e conclusões?
  • Com relação ao corpo do artigo:
    • Introdução: A introdução está corretamente formulada?
    • O(s) objetivo(s) está(ão) enunciado(s) e refere(m)-se ao presente artigo?
    • Metodologia: o artigo apresenta uma metodologia?
    • Resultados, conclusões ou considerações finais: o artigo apresenta resultados, conclusões ou considerações finais?
  • Referências: as referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT?
  • Com relação à relevância do artigo para o evento: o artigo apresenta uma relevância na área da Educação Matemática e com a temática do evento (eixos temáticos)?
  • Com relação à redação do texto:
    • Está de acordo com as normas da ABNT?
    • Necessita de reformulações?

ATENÇÃO: Este evento foi transferido para o ano de 2021. Por favor, leia a carta de comunicação.

Anais do Evento

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pareceristas ad hoc. Para cada trabalho submetido será emitido um parecer. Os trabalhos aceitos serão publicados, na íntegra, nos anais online do evento, se todos os autores estiverem inscritos no mesmo. Além do mais, atentamos para a importância de usar o arquivo modelo para a submissão do trabalho. Nesse arquivo encontram-se informações importantes de como proceder. No caso de dúvidas, o Comitê Científico emitirá o parecer final.

Comitê científico

Comitê Científico Entidades Promotoras
Ana Marli Bulegon (UNF) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Andre Luis Andrejew Ferreira (UFPEL) Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RS)
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (UFSM) Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE/UFSM)
Charles Dos Santos Guidotti (FURG) Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (UFSM)
Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA – Canoas) Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (UFSM)
Cláudio José de Oliveira (UNISC) Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM)
Demétrio Delizoicov (UFSC) Pró-Reitoria de Graduação (UFSM)
Eduardo Adolfo Terrazzan (UFSM) Curso de Matemática (UFSM)
Elci Alcione Almeida dos Santos (Universidade da Madeira, Portugal)
Elizandro Maurício Brick (UFSC)
Isabel Cristina Machado de Lara (PUCRS)
José André Peres Angotti (UFSC)
José Carlos Leivas (UFN – Santa Maria, RS)
Luís Miguel Dias Caetano (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil)
Luiz Henrique Ferraz Pereira (UPF)
Mara Fernanda Parisoto (UFPR)
Maria Altina da Silva Ramos (Universidade do Minho, Portugal)
Ricardo Fajardo (UFSM)
Rodolfo Chaves (IFFES)
Taniamara Vizzotto Chaves (IFFAR)
Juliano Camillo (UFSC)
Valdir Rosa (UFPR)

Comitê científico

Comissão Organizadora Instituição
André Ary Leonel UFSC
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes UFSM
Cesar de Oliveira Lobo UFSM
Fabiane Cristina Hopner Noguti UFSM
Inês Farias Ferreira UFSM
Janice Rachelli UFSM
Luciana Bagolin Zambon UFSM
Muryel Pyetro Vidmar UFSM
Ricardo Fajardo (Coordenador Executivo) UFSM
Rita de Cássia Pistóia Mariani UFSM
Sandra Eliza Vielmo UFSM
Vaneza de Carli Tibulo UFSM
Vânia Denardi UFSM

Programação

ATENÇÃO: Este evento foi transferido para o ano de 2021. Por favor, leia a carta de comunicação.

Inscrição

Certificados:

  • Participação: 40 (quarenta) horas
  • Palestra, apresentação de trabalho e minicurso/oficina

ATENÇÃO: Este evento foi transferido para o ano de 2021. Por favor, leia a carta de comunicação.

Investimentos

15/03 – 15/06 16/06 – 27/07 28/07 – 03/08
Professores e pesquisadores da Educação Superior e profissionais de outras áreas (normal) 150,00 180,00 210,00
Professores e pesquisadores da Educação Superior e profissionais de outras áreas (sócio SBEM) 105,00 126,00 147,00
Acadêmicos de graduação, pós-graduação e professores da Educação Básica (normal) 80,00 100,00 120,00
Acadêmicos de graduação, pós-graduação e professores da Educação Básica (sócio SBEM) 56,00 70,00 84,00
Acadêmicos de graduação, pós-graduação e professores da Educação Básica (desconto para grupo) 60,00 75,00 90,00

 

Contato

  • Centro de Ciências Naturais e Exatas
    CCNE – Prédio 13
    Sala 1108-A
    Telefone: (55) 3220-6163
  • E-mail: escoladeinverno@gmail.com
  • Facebook

ATENÇÃO: Este evento foi transferido para o ano de 2021. Por favor, leia a carta de comunicação.

Localização

Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) — Prédio 13 & Centro de Educação (CE) — Prédio 16

Av. Roraima 1000 - 1000 - Camobi - Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) — Prédio 13 & Centro de Educação (CE) — Prédio 16

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul

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