O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGENF/UFSM) teve destaque no I Congresso Internacional de Crianças e Jovens com Necessidades de Saúde Especiais no Contexto Escolar, realizado em 1º de julho de 2025, no município de Porto de Mós, em Portugal.
A professora Dra. Eliane Tatsch Neves, líder do grupo de pesquisa CRIANDO/UFSM, atuou como moderadora da mesa-redonda que abordou a temática “Prevalência de Crianças com Necessidades de Saúde Especiais: o caso do Brasil e da Ilha de São Miguel”. A mesa contou com as apresentações da Profa. Dra. Andrea Moreira Arrué, do Instituto Federal do Paraná (coorientadora da tese da doutoranda), e da doutoranda Cíntia Beatriz Goi, do PPGENF/UFSM. As pesquisadoras compartilharam resultados de um estudo multicêntrico comparativo entre os dois contextos, desenvolvido no âmbito do processo de internacionalização, que incluiu um período de intercâmbio da doutoranda em Portugal, realizado entre junho e agosto de 2024.
Essa participação reforça o compromisso do PPGENF/UFSM com a internacionalização da pesquisa e com a promoção de debates científicos sobre temas relevantes à saúde infantil e à inclusão no ambiente escolar.