Ir para o conteúdo PPGEQ Ir para o menu PPGEQ Ir para a busca no site PPGEQ Ir para o rodapé PPGEQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA REALIZA MISSÃO DE TRABALHO NA EUROPA ATRAVÉS DO PROGRAMA CAPES-PRINT



O professor Dr. Guilherme Luiz Dotto, coordenador do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos Adsortivos e Catalíticos (ENGEPAC), retornou recentemente de missão na Europa pelo Programa CAPES-PRINT, realizando diversas atividades de pesquisa, além de ministrar atividades formativas e ciclo de palestras. As palestras ocorreram entre os dias 27 de fevereiro e 22 de março, abordando as temáticas de adsorção, catálise, e produção de materiais à partir da valorização de resíduos para aplicação em processos ambientais, áreas em que o pesquisador possui experiência, sendo esses alguns dos muitos tópicos de pesquisa de seus mais de 400 artigos publicados em periódicos/revistas indexados(as).

As palestras ocorrem conforme a agenda divulgada abaixo:

27/02: Wastes valorization and preparation of adsorbents and catalysts. Université de Rouen-Normandie, Rouen, França.

01/03: Unit operations for wastes valorization and preparation of adsorbents. Université de Lorraine, Nancy, França.

08/03: General aspects of biosorption for water treatment. Université de Rouen-Normandie, Évreux, França.

22/03: UNIT OPERATIONS FOR WASTES VALORIZATION. Swedish University of Agricultural Sciences, Umea, Suécia.

As atividades desenvolvidas incluíram também visitas em diversas Instituições de Ensino Superior, visando o desenvolvimento e consolidação de projetos de pesquisas e reuniões com editores de periódicos internacionais. Na França, as atividades foram desenvolvidas nas cidades de Rouen, Évreux, Bordeaux, Nancy e Metz, tendo como universidades parceiras, a Université de Lorraine, Université de Bordeaux e Université de Rouen Normandie. Já na Suécia, as atividades ocorreram na cidade de Umea, com a parceria da Swedish University of Agricultural Sciences. Tais atividades vêm a fortificar parcerias já estabelecidas e também abrir novas portas no que tange a pesquisa nas áreas de operações unitárias para a valorização de resíduos e desenvolvimento de materiais, além de expandir os horizontes dos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia Química, nos quais atua na UFSM.

“No contexto de operações unitárias para a valorização de resíduos e desenvolvimento de materiais, as pesquisas realizadas no Departamento de Engenharia Química da UFSM estão nos mesmos patamares ou mais avançadas que as pesquisas na Europa, o que pode ser evidenciado pelo índice h dos pesquisadores envolvidos. Isso mostra que, independente de fatores financeiros, pesquisas importantes vêm sendo desenvolvidas, pelo nosso grupo e por diversos colegas na UFSM que conseguem atingir patamares de excelência” ressalta Guilherme. 

    A Importância das pesquisas para o desenvolvimento dos países

         A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está inserida em diversos ramos da ciência, cuja valorização da mesma é estimada pelo corpo docente e discente, e toda a comunidade acadêmica trabalha arduamente para que seus esforços sejam reconhecidos e sirvam para a população. Mesmo diante de um caminho repleto de dificuldades, a pesquisa brasileira mais uma vez mostra excelência nos seus feitos. Trabalhos de diversos pesquisadores brasileiros, como o professor Dr. Guilherme Luiz Dotto, incluído na lista dos top 2% dos pesquisadores mundiais mais influentes em suas áreas de pesquisa por dois anos seguidos, vêm sendo reconhecidos internacionalmente, demonstrando que as atividades de pesquisa aqui executadas são consideradas de suma importância para o desenvolvimento técnico e social da humanidade.


Professor Guilherme durante as atividades pelo Programa CAPES-PRINT.

(Redação e divulgação científica: Erika Schaurich de Paula e Yasmin Vieira.)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-536-1016

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes