Ir para o conteúdo PPGEQ Ir para o menu PPGEQ Ir para a busca no site PPGEQ Ir para o rodapé PPGEQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A vez da carbocatálise



Na busca por soluções inovadoras para enfrentar desafios ambientais, cientistas têm se voltado para a carbocatálise como uma ferramenta promissora na degradação sustentável de poluentes. Essa técnica, que utiliza catalisadores à base de carbono, está mostrando resultados notáveis na transformação eficiente de substâncias poluentes, abrindo portas para um futuro mais limpo e saudável. Os catalisadores à base de carbono demonstraram ser altamente eficazes na aceleração desses processos de degradação, oferecendo uma alternativa promissora aos métodos convencionais, que comumente envolvem metais que podem resultar em efeitos potencialmente tóxicos, anulando os propósitos iniciais.

Na próxima quinta-feira, dia 22/02/2024, serão defendidos no Auditório Pércio Reis do Centro de Tecnologia da UFSM dois projetos a nível de mestrado e doutorado focados no desenvolvimento e otimização de carbocatalisadores sustentáveis. Os projetos foram conduzidos pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos Adsortivos e Catalíticos (ENGEPAC), orientados pelo Prof. Dr. Guilherme Luiz Dotto. Pela manhã, a aluna Yasmin Vieira defenderá às 9 h sua Tese “Tuning, mechanistic routes and performance amplification of microwave-responsive Iron/Copper carbonaceous heterostructures in the degradation of pharmaceutical substances”, executada através do Programa de Pós-graduação em Química. À tarde, a aluna Larissa Crestani dará continuidade ao tópico e defenderá às 14 h sua Dissertação “Desenvolvimento de Materiais Carbonados Dopados com Nitrogênio para Processos Adsortivos e Catalíticos”, executada através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

 

 

 

Dotto, Larissa e Yasmin na 38ª

Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.

O Prof. Dr. Guilherme Luiz Dotto enfatiza a relevância dessas descobertas: “A carbocatálise apresenta um potencial significativo na remediação ambiental. Estamos testemunhando resultados encorajadores e mecanismos de degradação seguros, tornando os poluentes menos prejudiciais ao meio ambiente em tempos reacionais muito curtos. Isso poderia revolucionar a maneira como lidamos com a poluição em ecossistemas aquáticos e terrestres.”

 

Entender os mecanismos sinérgicos e catalíticos é a chave

 

Durante 4 anos, a aluna do PPGQ Yasmin Vieira investigou como usar estruturas de carbono para melhorar a eficiência de degradação catalítica de fármacos em sistemas irradiados por micro-ondas. Os resultados mostraram que a estrutura da fonte carbonácea influencia extensivamente na eficiência do processo. O estudo aponta que a carbocatálise não apenas acelera a degradação de poluentes, mas também reduz a formação de subprodutos tóxicos, proporcionando uma abordagem mais segura e eficiente. Essa descoberta tem implicações significativas para áreas contaminadas e pode ser fundamental na revitalização de ecossistemas degradados.  

 

 

 

 

 

“O uso eficiente de carbono para a síntese de novos catalisadores pode diminuir o custo da aplicabilidade e tornar uma realidade o uso de processos de alta eficiência em estações comuns. Eu acredito fortemente que a carbocatálise é o futuro” comenta Yasmin.

Os dois primeiros capítulos que constituem a Tese de Doutorado de Yasmin encontram-se publicados nas revistas Science of the Total Environment (FI: 9.8, https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.146991) e Chemical Engineering Journal (FI: 15.1, https://doi.org/10.1016/j.cej.2023.148060). A defesa será conduzida totalmente em língua inglesa, iniciando às 9 h no auditório Pércio Reis do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, podendo também ser acompanhada online em https://www.youtube.com/watch?v=wi2TXP1DN3U. 

Dopagem heterogênea pode auxiliar na resolução de mais de um problema ambiental

 

A dopagem heterogênea com nitrogênio pode ser uma estratégia versátil e eficaz para melhorar o desempenho dos materiais na carbocatálise. A aluna de mestrado do PPGEQ Larissa Crestani, demonstrou isso em sua pesquisa, ao focar na dopagem de resíduos previamente carbonizados da casca de arroz. O estudo revelou o aprimoramento das propriedades catalíticas e adsortivas desses materiais, destacando o potencial para contribuir significativamente na resolução de problemas ambientais. Assim, fica evidente que a dopagem heterogênea de resíduos pode ser uma aliada na busca por soluções sustentáveis.

 

 

 

Larissa destaca que “essa abordagem inovadora não apenas contribui para resolver um problema local de resíduos sólidos, mas também propõe soluções sustentáveis e promissoras para a gestão de resíduos previamente carbonizados, abrindo novos horizontes científicos para a valorização desses materiais”.

        A defesa de Larissa se dará na sequência, iniciando às 14 h também no auditório Pércio Reis. A defesa poderá ser acompanhada online em https://www.youtube.com/watch?v=RtMaWYGWwgc.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-536-1103

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes