Ir para o conteúdo PPGMV Ir para o menu PPGMV Ir para a busca no site PPGMV Ir para o rodapé PPGMV
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ALUNA DO PPGMV PUBLICA TESE QUE AVALIA A INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO ENDOSPERMA SOBRE DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DO GRÃO DE MILHO



Buscando avaliar a influência da textura do endosperma sobre a composição nutricional, o rendimento a campo, e a concentração de micotoxinas em grãos de milho de diferentes tipos cultivados no Brasil, a pesquisadora Cristina Tonial Simões, aluna do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), conduziu a pesquisa que deu origem a sua tese de doutorado, defendida no dia 23 de fevereiro de 2024, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Augusto Mallmann.

Intitulada “Influência da textura do endosperma nas características físicas, na composição nutricional e na concentração de micotoxinas em grãos de milho cultivados no Brasil”, a tese originou três artigos científicos, sendo dois já publicados em periódicos de relevância internacional e elevado fator de impacto. Os principais resultados apontaram que a textura do grão de milho influenciou grande parte das variáveis investigadas. Segundo a Cristina Tonial Simões, os resultados foram satisfatórios seguindo o objetivo principal. A pesquisa também mostrou que a contaminação dos grãos por fumonisinas foi significativamente mais elevada no milho dentado do que no milho duro. Da mesma forma, a dureza do grão de milho apresenta correlação negativa com a contaminação por fumonisinas e positiva com a concentração de proteínas e aminoácidos. Segundo a pesquisadora, “As diferenças encontradas entre os tipos de milho, assim como o impacto observado da dureza do grão sobre as variáveis investigadas são informações que podem ser utilizadas pelos diferentes segmentos da cadeia produtiva e consumidora de milho.”.

Para alcançar os objetivos da pesquisa, durante três anos, foram realizados experimentos a campo onde as variedades de milho foram cultivadas em campos experimentais no oeste do estado do Paraná, no Brasil. As principais metodologias utilizadas para gerar os resultados desta tese foram: Espectroscopia no infravermelho próximo (Near Infrared Spectroscopy – NIRS) para análise da composição nutricional, energia metabolizável e aminoácidos digestíveis para aves e suínos; Cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (HPLC-MS/MS) para análise de micotoxinas no milho; e Análise de textura por texturômetro TA.XT plus para avaliar o grau de dureza dos grãos.

 

Os resultados podem ser utilizados pelos diferentes segmentos da cadeia produtora e consumidora do milho, possibilitando uma melhor utilização deste ingrediente, tanto na formulação de rações quanto do ponto de vista tecnológico. Além disso, tais informações podem contribuir com programas de melhoramento genético de milho, demonstrando a importância da composição nutricional e da susceptibilidade a micotoxinas como fatores a serem considerados na seleção e no desenvolvimento de novas variedades. “O milho é um dos cereais mais cultivados no mundo e o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do grão. Grande parte do milho produzido no país é destinada à alimentação animal, onde o grão tem importante contribuição nutricional. Neste cenário, acreditamos que a melhor caracterização desse ingrediente bem como dos fatores que influenciam a sua qualidade é uma prática que poderá proporcionar seu melhor aproveitamento na indústria de produção animal.”, conclui a pesquisadora.

Quem é a pesquisadora?

A pesquisa foi realizada por Cristina Tonial Simões, médica veterinária com experiência na área de nutrição animal, micotoxinas e micotoxicoses. Graduada em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2015). Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2018), com ênfase em reprodutoras pesadas, frangos de corte, fábrica de rações, ingredientes e aditivos nutricionais. Atuou na indústria de nutrição animal com formulação de rações comerciais para animais domésticos. Concluiu doutorado em Medicina Veterinária no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com ênfase na área micotoxicológica. Durante o doutorado, foi pesquisadora visitante por um ano no Department of Poultry Science da Auburn University, nos Estados Unidos, onde colaborou em projetos de pesquisa e de extensão em nutrição de frangos de corte e fábrica de rações. A principal motivação para conduzir a pesquisa da tese foi a percepção de que havia uma necessidade de aprofundar os conhecimentos relacionados à composição nutricional e contaminação micotoxicológica dos diferentes tipos de milho cultivados no Brasil e utilizados pela indústria de nutrição animal.

Link do Currículo Lattes da autora:

http://lattes.cnpq.br/0330071044546180

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-560-597

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes