Me brand: os processos de desenvolvimento de marcas na contemporaneidade
Fabiano Maggioni, Magnos C. Casagrande e Rafael S. Hönig (organizadores)

O termo Me Brand movimenta discussões desde 2015, ano em que ganha repercussão a partir de um relatório da agência de publicidade J. Walter Thompson. Após o período, é apropriado por profissionais independentes, agências especializadas, eventos do ramo e matérias jornalísticas com o objetivo de designar o fenômeno das marcas protagonizadas por sujeitos. Além de possuir hoje certa notoriedade, sinaliza algumas metodologias próprias como fenômeno em profundo crescimento no contexto social e mercadológico. O livro que desenvolvemos o encaminha, ao mesmo tempo, para aproximações e distanciamentos de marcas tradicionais, principalmente no que tange às reflexões sobre o que se pretende humanizado, pessoal e único, mas que internaliza lógicas de marca. Tendo em vista as observações, estabelecemos uma organização com elementos centrais para que os escritos sejam retomados e aprofundados posteriormente. A investida situa-se sobre as práticas humanas de linguagem, especificamente em uma abordagem semiótica a partir da estruturação e da manifestação de uma marca.

O termo Me Brand movimenta discussões desde 2015, ano em que ganha repercussão a partir de um relatório da agência de publicidade J. Walter Thompson. Após o período, é apropriado por profissionais independentes, agências especializadas, eventos do ramo e matérias jornalísticas com o objetivo de designar o fenômeno das marcas protagonizadas por sujeitos. Além de possuir hoje certa notoriedade, sinaliza algumas metodologias próprias como fenômeno em profundo crescimento no contexto social e mercadológico. O livro que desenvolvemos o encaminha, ao mesmo tempo, para aproximações e distanciamentos de marcas tradicionais, principalmente no que tange às reflexões sobre o que se pretende humanizado, pessoal e único, mas que internaliza lógicas de marca. Tendo em vista as observações, estabelecemos uma organização com elementos centrais para que os escritos sejam retomados e aprofundados posteriormente. A investida situa-se sobre as práticas humanas de linguagem, especificamente em uma abordagem semiótica a partir da estruturação e da manifestação de uma marca.
Acesso à obra
Publicação:
2020 / 1ª edição
ISBN: 978-65-5773-004-1
Referência:
MAGGIONI, Fabiano; CASAGRANDE, Magnos Cassiano; HÖNIG, Rafael dos Santos. Me Brand: os processos de desenvolvimento de marcas na contemporaneidade. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2020. 111 p. (Recurso eletrônico)
- Prefácio;
- Uma abordagem sobre o sujeito e sua marca;
- 1 – Me brand: de onde veio, para onde vai?;
- 2 – Decompondo a marca: o que podemos tirar das marcas tradicionais para as me brands?;
- 3 – Onde surge e se desenvolve uma me brand?;
- 4 – Circulação midiática e integração tecnológica;
- 5 – Um passo adiante: a retrodiscursividade da marca;
- 6 – Investimento pessoal dos atletas: desempenho físico e oportunidade;
- 7 – O caso Usain Bolt;
- 8 – O que pensar daqui em diante.
Autores:
Fabiano Maggioni,
Magnos Cassiano Casagrande,
Rafael dos Santos Hönig
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