Ir para o conteúdo FACOS-UFSM Ir para o menu FACOS-UFSM Ir para a busca no site FACOS-UFSM Ir para o rodapé FACOS-UFSM

Midiatização da tragédia de Santa Maria: a construção de relatos em meio ao caos (Vol. II)

Ada Cristina Machado da Silveira e Clarissa Schwartz (organizadores)

Esse livro é uma tentativa de preservar uma memória que, apesar de muito dolorosa, não pode ser esquecida. A proposta desta obra surgiu a partir da realização de uma oficina com profissionais da imprensa de Santa Maria que atuaram na cobertura da tragédia da boate Kiss. A oficina “Midiatização da tragédia de Santa Maria” aconteceu em julho de 2014 durante a Feira Estadual do Cooperativismo e abriu espaço para os profissionais compartilharem a experiência de atuar na cobertura jornalística mais difícil de suas vidas. Uma cobertura para a qual ninguém estava preparado. Uma cobertura em que não havia respostas. Às vezes, diante de tanta dor, faltavam até as perguntas aos jornalistas. Mesmo diante de uma situação inexplicável, os profissionais de imprensa de Santa Maria se esforçaram para levar informação ao público do município, do estado, do país… Uma tragédia que logo ganhou a atenção do mundo inteiro: 242 vidas se perderam. Na cidade universitária, jovens saíram de casa para se divertir e não retornaram. Uma dor imensurável para as famílias, que até hoje, quatro anos depois do incêndio, lutam por justiça.

Acesso à obra