Ir para o conteúdo BIOREP Ir para o menu BIOREP Ir para a busca no site BIOREP Ir para o rodapé BIOREP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Citômetro de fluxo



Citômetro de Fluxo FACSVerse™ – Projetado para análise de células e partículas através de parâmetros como tamanho (FSC) e complexidade (SSC), estando equipado com laser azul (488 nm).


NORMAS DE USO

Antes de utilizar este equipamento, favor consultar as “normas gerais de uso

Atenção: É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual nas dependências do BioRep.

  1. Os usuários são responsáveis pelo experimento, principalmente no que se refere ao método e à verificação da operacionalidade do equipamento.
  2. Os materiais e os reagentes que serão necessários para a realização do experimento são de responsabilidade, única e exclusiva, do usuário (tubos, PBS 1X filtrado e autoclavado, dentre outros).
  3. A preparação das amostras deve ser realizada no laboratório do usuário e estas devem ser trazidas prontas para a análise.
  4. Deve ser previsto um tempo adicional de 20 minutos para a inicialização do equipamento e de 10 minutos para limpeza do sistema de fluidos ao final de cada experimento, o qual deve ser realizado pelo usuário.
  5. Por questão de espaço físico, somente será permitida a permanência de dois usuários no equipamento. Caso haja necessidade de um número maior de pessoas acompanharem o experimento, será necessária a autorização pela Equipe do BioRep.
  6. Os arquivos devem ser salvos na subpasta com o nome do Usuário, dentro da pasta “Usuários Citômetro”. Os arquivos permanecerão salvos no computador até o final do mês corrente.
  7. Em caso de desrespeito injustificado aos horários das reservas (falta ou atraso) e/ou o não cumprimento das normas de uso do equipamento, o usuário será advertido, podendo ter restrito ou suspenso o seu acesso ao laboratório.
  8. Ao iniciar um experimento, o usuário é responsável por verificar se o reservatório de efluente (waste) está vazio e se o reservatório de solução salina está preenchido (anotar qual o volume indicado).
  9. Ao término do experimento, o usuário é responsável por contabilizar e anotar na ficha de uso o volume consumido de solução salina.
  10. É expressamente proibido, no computador do equipamento:
    • Uso de pen drives não formatados;
    • Fazer análise de dados.
  11. Os dados adquiridos poderão ser analisados no software do computador do citômetro de fluxo se houver agendamento prévio de horário. No entanto, a preferência de uso será dada ao usuário que desejar realizar aquisições no equipamento.
  12. Qualquer erro ou problema que venha ocorrer com o equipamento, deverá ser obrigatoriamente informado ao Corpo Técnico do BioRep.

⇒ Clique aqui para acessar o manual de uso do equipamento

Citômetro de fluxo

⇒ AGENDAR CITÔMETRO DE FLUXO



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-672-137

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes