Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Laboratório Multiusuário de Simulação Computacional

O Laboratório Multiusuário de Simulação Computacional fica localizado no prédio do INRI (09E) na Universidade Federal de Santa Maria, é fruto da parceria entre o INCT-GD a UFSM e o INRI, com valor investido superior a R$ 500.000,00 ele conta com o que há de mais moderno para simulação computacional em tempo real e aplicações de Hardware-in-the-Loop (HIL) e Rapid Control Prototyping (RCP)

O laboratório fica localizado no Instituto de Redes Inteligentes – INRI, prédio 09E da Universidade Federal de Santa Maria, para mais informações sobre como chegar acesse o link.

Para envio de propostas de pesquisa para o laboratório enviar e-mail para: ricardo.labensaios@gepoc.ufsm.br

Equipamentos

Simulador em tempo real OP5707

Os simuladores da série OP5700 combinam processadores da linha Intel Xeon, de 32 cores, com uma FPGA, além de suportar uma lista extensa de protocolos de comunicação para realizar as mais exigentes aplicações de Hardware-in-the-loop (HIL) e Rapid Control Prototyping (RCP).

 

 

 

Typhoon HIL604 – Hardware-in-the-Loop 

Ferramenta ideal para desenvolvimento, teste, otimização e garantia de qualidade de conversores em rede (fotovoltaico, eólico, filtro ativo), conversores automotivos, propulsão elétrica, microrredes e automação industrial. Circuito com 224 canais de E/S, permite conectar qualquer controlador ao simulador  – sem qualquer modificação no controlador. Possui proteção de ± 24V e proteção contra descargas estáticas em todos os 224 canais de E/S. A sincronização de tempo (entradas PPS e IRIG-B) incorporada nos protocolos paralelos do HIL 604 mantem a latência de 1 microssegundo.

 

REGATRON Serie TopCon TC.ACS

O TC.ACS é uma série de fontes de alimentação CA trifásicas totalmente digitais, completas e com 4 quadrantes, com recursos de programação excepcionais. Cada unidade TC.ACS representa uma configuração três em um:

– Simulador de grade trifásico sintetizado e versátil com 4 saídas ativas totalmente controladas. Configuração do modo de operação por ferramentas de software abrangentes. Com conexão N totalmente ativa disponível na porta do simulador;

– Amplificador de potência completo de 1 a 3 fases, de quatro quadrantes, com qualidades excelentes, 3 entradas independentes e galvânicas isoladas, especialmente adequadas para aplicações HIL de alta largura de banda no laboratório de energia, assistidas por um processador externo de RT;

– Modo de carga RLC programável (carga CA eletrônica com recuperação de rede) para substituir resistores, indutores e capacitores reais e volumosos. A energia reativa é recuperada na grade trifásica com a máxima eficiência;

A tecnologia do inversor de vários níveis junto com uma alta frequência de comutação, abre uma ampla faixa de frequência desde DC até 1000Hz e uma largura de banda de modulação de 5 kHz. Portanto, a distorção harmônica até o 100º harmônico a 50 Hz ou o 83º harmônico a 60Hz pode ser reproduzida exatamente. O sistema pode ser adaptado de maneira fácil e abrangente às várias tarefas a serem realizadas nos campos de P&D, laboratório, testes de final de linha e educação.

O modelo opera com potência de 30 kVa.