Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT

Laboratório Multiusuário em Processamento de Energia Elétrica

O Laboratório Multiusuário em Processamento de Energia Elétrica, LPEE, é um laboratório voltado a pesquisa e desenvolvimento de conversores estáticos para processamento de energia elétrica. O laboratório é fruto de uma parceria entre o INCT-GD, o INRI e a UFSM, tendo sua estrutura de equipamentos compartilhada entre o INRI e o LPEE.

O laboratório fica localizado na sala 217 do prédio do Instituto de Redes Inteligentes – INRI, no prédio 09E da Universidade Federal de Santa Maria.

O LPEE conta com o que há de mais moderno em equipamentos para avaliação e desenvolvimento de conversores estáticos com um investimento superior a mais 1 milhão de reais, disponíveis para atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de processamento de energia elétrica LPEE.

Entre as diversas linhas de pesquisa que podem ser executadas no laboratório destaca-se:

– Desenvolvimento e testes de conversores estáticos em geral.

– Análise de eficiência de conversores estáticos.

– Análise de desempenho de conversores sob diferentes condições de carga (indutiva, capacitiva, resistiva).

– Análise de corrente de fuga.

– Análise e testes de desempenho de algoritmos de MPPT.

– Análise e testes de algoritmos de Anti ilhamento.

– Testes sob diferentes condições de rede com variação de frequência e tensão

– Simulação de faltas na rede elétrica com afundamentos de tensão, saltos de tensão e frequência e Fault Ride Through (FRT)

Para envio de propostas de pesquisa para o laboratório enviar e-mail para: ricardo.labensaios@gepoc.ufsm.br

Equipamentos

6 fontes CC N8957APV

Podem operar de 0-1500V e de 0-30A, limitadas a 15 kW de potência CC. As fontes N8957APV contam ainda com módulo de simulação de curvas fotovoltaicas para testes em inversores fotovoltaicos.

2 fontes CA trifásicas FCATHQ 10000-60-50 PFC

Opera de 0-600V de tensão alternada e até 152A por fase, totalizando 100 kVA de potência total, pode ainda variar a frequência de saída de 40 a 400 Hz.

Carga RLC paralela programável 100 kVA

Possui step de 1W resistivo, 150 VA indutivo e 1VA capacitivo para ensaio de conversores operando em diferentes situações de cargas e realização de ensaios de anti-ilhamento para inversores.

Impedância de Rede até 35A

Seguindo as normas IEC61000-3-3 e IEC 61000-3-11, o equipamento é utilizado para simulação de redes fracas e ensaios de cintilação.

Analisador de energia WT3000E

Possui 4 canais para medidas elétricas de tensão, corrente, potência ativa, reativa, harmônicos e diversas outras grandezas elétricas.

Osciloscópios MSOX3014T

Contam com 4 canais analógicos e mais 16 canais digitais, 5GSa/a. Além disso os osciloscópios contam com 2 ponteiras isoladas de até 7kV.