Ir para o conteúdo LABEFLO Ir para o menu LABEFLO Ir para a busca no site LABEFLO Ir para o rodapé LABEFLO

Workshop de Práticas aplicadas à Ecologia Florestal

Técnico-Científicos Publicado: 5 agosto 2020 - 15:09 Última modificação: 12 agosto 2020 - 09:22 Ouvir

Jardim Botânico UFSM - Santa Maria

15/06/2018 00:00 - 15/06/2018 00:00

Descrição

A Ecologia Florestal é uma ciência que deve ser aplicada na prática, mediante atividades desenvolvidas a campo. Muitas vezes, o ensino consiste apenas nas metodologias dialogadas e/ou expositivas, sem contemplar as possibilidades de exercícios que podem ser realizados fora do ambiente de sala de aula. A proposta deste evento vem de encontro ao reforço de metodologias de ensino-aprendizagem, que consistem no aprender com base no fazer, praticar, manusear, interagir e integrar.

Muitas das metodologias usadas para os estudos da Ecologia Florestal são de fácil aplicabilidade, desenvolvidas com equipamentos simples e até mesmo de baixo custo de aquisição. Proporcionar a realização desse evento às demais universidades e instituições de ensino poderá ser um estímulo ao desenvolvimento de novos estudos sobre o assunto, em diversas condições regionais, contribuindo assim para o enriquecimento das informações científicas, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. No evento também são demonstradas à comunidade científica os trabalhos realizados pelo Laboratório de Ecologia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria.

Desenvolver estudos sobre Ecologia Florestal requer técnicas específicas e minuciosas, que necessitam ser aplicadas de forma concisa e planejada, visando a idoneidade das informações coletadas. Neste sentido, o Laboratório de Ecologia Florestal, situado no departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, há mais de 20 anos é referência no ensino e condução de pesquisas sobre Ecologia Florestal. Além disso, vem desenvolvendo e aprimorando metodologias aplicáveis às condições dos diversos ecossistemas florestais. Pesquisadores e estudantes vinculados ao Laboratório já publicaram diversos artigos, livros e trabalhos sobre a ecologia de florestas nativas e plantações.

Com a realização deste evento voltado para estudantes de universidades e institutos no município de Santa Maria e demais regiões, são demonstradas possibilidades de estudos e como fazê-los (metodologias e materiais) nos mais diversos tipos de ambientes, além de enfatizar a importância da conservação dos recursos naturais, especialmente da água, solo e planta.

O ensino da “Ecologia Florestal” deve ser aplicado, principalmente por meio de atividades práticas, uma vez que, esta área do conhecimento demanda de estudos in situ. Dentre as distintas metodologias para estimular o aprendizado, as atividades práticas são muito eficientes, pois, além da troca de conhecimento e interação com pessoas e ideias diferentes, possibilitam o manuseio de equipamentos, coletas e exercício do aprendizado teórico. Neste sentido, a capacitação para os estudos de “Ecologia Florestal” se faz necessária, bem como a conscientização da importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, que passam a ser mais bem compreendidos quando se analisam detalhadamente as variáveis ecossistêmicas, especialmente água, solo e planta, que são majoritariamente consideradas neste evento.

O objetivo deste evento é o de capacitar estudantes do ensino superior, professores e pesquisadores à atuação na grande área de Ecologia Florestal, seja no ensino e/ou condução de pesquisas. Além disso, promover o ensino da Ecologia Florestal de forma mais aplicada e perceptível; qualificar e difundir o ensino detalhado sobre metodologias de coleta e processamento de variáveis ecológicas de água, solo e planta; estimular o desenvolvimento de novos estudos sobre aspectos ecológicos de ecossistemas florestais, em distintas regiões do Rio Grande do Sul e outros estados.

E-mail: grasidick@hotmail.com

Jardim Botânico UFSM