Ir para o conteúdo LABEFLO Ir para o menu LABEFLO Ir para a busca no site LABEFLO Ir para o rodapé LABEFLO

Fumaça de queimadas da Amazônia e do Pantanal chega à região de Santa Maria

Confira a matéria publicada no Diário de Santa Maria: “Fumaça de queimadas da Amazônia e do Pantanal chega à região de Santa Maria”, onde o Prof. Mauro Schumacher aborda alguns efeitos das queimadas.(Link de acesso: https://diariosm.com.br/…/fuma%C3%A7a-de-queimadas-da…)
🔖Matéria na íntegra:
🌳🔥O Brasil bate recorde ao registrar mês de setembro com maior número de focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal. Na mesma semana em que se comemorou o Dia da Árvore, o país atingiu números extremos da destruição da fauna e da flora de dois dos principais ecossistemas do mundo. A quem pensa que o problema está longe de Santa Maria, engana-se. Dias atrás uma leitora do Diário enviou foto da sua piscina com resíduos da chuva escura que caiu na cidade. Atualmente, o ar segue com resíduos decorrente das fumaças das queimadas do Centro-Oeste do país.
🌐O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) localiza focos de incêndio por meio do satélite Aqua. Esses dados são diariamente publicados no relatório do Programa Queimadas, disponível no site do Inpe. Os 20 primeiros dias de setembro revelaram que a fumaça emitida nas queimadas se estende por mais de 4 mil quilômetros da América Latina, e já chegou em territórios vizinhos como Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. As imagens de satélite mostram que a fuligem atingiu até a região de Santa Maria.
👨‍🏫🍃O professor do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mauro Schumacher, diz que, hoje, são várias as substâncias que estão presentes no ar:
🔥– Essas partículas são constituídas por uma complexa mistura de fuligem, alcatrão e substâncias orgânicas voláteis e microscópicas.
🌫Ele explica que, além de reduzir a visibilidade em aeroportos e rodovias, as partículas podem absorver gases nocivos que já estão no ar em função da poluição.
– Essas partículas podem afetar condições respiratórias de pessoas sensíveis – conta.
BENEFÍCIOS
♻️Cíclica, a natureza não falha nem em momentos de desastre ambiental. Schumacher conta que essa mesma fumaça que pode causar danos à saúde das pessoas pode trazer benefícios à natureza aqui.
🌳🌿🔥– Durante as queimadas, uma grande quantidade de elementos químicos essenciais à nutrição dos vegetais são lançados na atmosfera. À medida que este particulado vai sendo depositado sobre o solo e mesmo sobre os vegetais, a planta irá absorver parte dele para sua nutrição, e o solo pode ser melhorado quimicamente nos primeiros centímetros de profundidade – relata o professor.
SITUAÇÃO
📈Segundo o Inpe, em apenas 19 dias de setembro, o Pantanal apresentou 5.815 pontos de calor – número maior do que a média histórica, que é de 1.944 para os 30 dias. Em oito meses, a área queimada no bioma equivale a mesma destruição em seis anos.
🗺A Floresta Amazônica teve 26.656 focos de calor detectados. Em menos de 20 dias, o número já é 34% superior ao que foi registrado em setembro do ano passado, que registrou 19.925.
📍Ainda de acordo com o Inpe, o Pantanal e a Amazônia enfrentam o pior período de queimadas das últimas décadas.
Repórter: Natália Müller Poll