Ir para o conteúdo LACEM Ir para o menu LACEM Ir para a busca no site LACEM Ir para o rodapé LACEM

O PIBID no LACEM – Primeiros Passos

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) iniciou suas atividades no CEFD – UFSM em 2010; com o subprojeto intitulado: “Cultura Esportiva na Escola”. No ano seguinte (2011), em novo edital PIBID, lançado pela CAPES, o coordenador do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM), participou da seleção e laboratório ingressou no programa com o subprojeto intitulado: “O ENSINO DOS ESPORTES NA ESCOLA: intervenções a partir dos cenários esportivos produzidos na mídia”.

De 2011 a 2013 o LACEM desenvolveu a proposta junto a duas escolas estaduais: o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac e a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro. Na oportunidade o grupo era composto por duas supervisoras e dez alunos de iniciação à docência, além dos professores e acadêmicos envolvidos com o LACEM. A ideia que movimentou as ações e atividades do grupo se baseou na intermediação das questões esportivas estabelecidas midiaticamente e nos possíveis desdobramentos dessas no contexto do universo escolar.

Atualmente o CEFD participa do PIBID com uma proposta mais abrangente. O subprojeto intitulado: “Educação Física na Educação Básica”, desenvolve quatro frentes de ação (segmentos de atuação) e envolve em sua estrutura doze escolas públicas, quatro coordenadores de área, doze supervisores e sessenta alunos de iniciação à docência. Coube ao LACEM e a seus integrantes a inserção junto ao ensino médio com a proposição de uma educação esportiva no ensino médio a partir de relações entre a mídia e os esportes. Logo em seguida, mais detalhes com os próximos passos, aguardem!!!

Prof. Dr. Antonio Guilherme Schmitz Filho.