Ir para o conteúdo Milpa Ir para o menu Milpa Ir para a busca no site Milpa Ir para o rodapé Milpa

Membros do milpa desvendam caminhos do jornalismo em mídias independentes

Estudantes de jornalismo e membros do grupo de pesquisa realizam estágios em mídias de diferentes capitais

Em fase final da graduação, jovens têm oportunidade de conhecer a profissão por meio de estágios – Imagem: Canva

Micael dos Santos Olegário*

Entre ecos e fronteiras do sul, estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) têm a oportunidade de colocar em prática novas formas de pensar e fazer o jornalismo na América Latina. João Carlos da Silva Neto, Josué Ângelo Gris, Yasmmin Soares Ferreira e Heloisa Gamero Marques, membros do milpa – laboratório de jornalismo (CNPq/UFSM), estão no final da graduação e conseguiram vagas para realizar seus estágios curriculares em mídias jornalísticas independentes.

Ao buscar suas vagas de estágios, os quatro estudantes deram prioridade para veículos onde pudessem praticar os conhecimentos adquiridos durante a graduação, e aproximar-se de temas de seus interesses de pesquisa. Foi assim com João Carlos, que atua colabora com a produção das newsletters do Matinal Jornalismo, mídia independente de Porto Alegre.

Nascido no sudoeste do Paraná, ele passou a morar em Frederico Westphalen por conta da graduação e, para o estágio, João fez sua mudança para a capital gaúcha. “Estar na Matinal é um processo em que abro os olhos para as contribuições que a graduação foi capaz de oferecer”, conta ele ao ser questionado sobre a experiência.

Buscar oportunidades em outros espaços também levou a estudante Yasmmin Ferreira a trabalhar no Estúdio Fronteira, uma agência independente de Porto Alegre. No estágio, Yasmmin produz reportagens para diferentes veículos como a Veja Saúde, além de colaborar com matérias do Giro Latino e do The Intercept Brasil. “A experiência é muito prática e estou aprendendo como lidar com o Jornalismo de maneira mais densa”, descreve a estudante.

Já Heloísa atua diretamente com as questões ambientais e climáticas por meio de seu estágio no portal ((o))eco – Jornalismo Ambiental. “É bem desafiador, principalmente por lidar com profissionais que estão há anos no mercado e no mesmo nicho ambiental”, relata.  Apesar dos desafios, ela avalia a experiência de modo positivo para seu processo de formação.

Também membro do milpa e estudante de jornalismo da UFSM, Josué encontrou uma oportunidade de estagiar no Sul21, site independente com sede em Porto Alegre e foco na cobertura contra-hegemônica. Ele cita que o processo para conseguir a vaga não foi fácil, com a necessidade de fazer diversos contatos com a equipe do veículo,  “Encontrar um veículo que se propõe a produzir jornalismo sob uma ótica alternativa – e que abriu as portas para um estudante de fora da capital do estado – tem sido gratificante”, ressalta o estudante que auxilia na produção de conteúdos para as redes sociais do Sul21.

Relação com a pesquisa

Em seus depoimentos sobre a experiência nos estágios, os estudantes relacionam o que estão vivendo nas redações com os temas tratados no grupo de pesquisa. “No milpa trabalhamos muito a questão ambiental, uma das demandas que mais tenho visto no estágio, além da humanização, tema que sou fascinada”, afirma Yasmmin Ferreira. Como exemplo prático da contribuição que o projeto trouxe para ela, a estudante cita a produção do podcast “Palavra Terra”,desenvolvido pelo milpa em 2023.

Heloísa atribui aos encontros do milpa o interesse pela temática ambiental que a levou a conhecer e estagiar no ((o)) eco. Como atua na seleção de notícias para a newsletter da Matinal, João Neto estabelece uma relação do seu trabalho com os depoimentos de outros jornalistas com os quais teve contato no grupo de pesquisa. “Consigo ver uma ponte muito importante entre as pesquisas que fizemos pelo milpa e as atividades do estágio, principalmente ao tentar entender como os jornalistas trabalham”, complementa o estudante.

Na visão de Josué, a possibilidade de refletir sobre a diversidade do jornalismo nas reuniões do projeto faz a diferença no momento de trabalhar na área. Além disso, ele faz uma recomendação para os atuais e futuros membros do grupo de pesquisa. “Busquem algo mais, não se contentem com o que foi proposto em aula. Tenham a certeza de que o milpa é esse espaço que pode proporcionar novos contatos – na pesquisa e na profissão – que impulsionam nossa formação”, destaca Josué.

Confira um dos conteúdos para redes sociais produzidos por Josué Gris:

Confira algumas das produções de Yasmmin Ferreira para a Veja Saúde:

Couve muito além do suco detox: quais os benefícios reais da folha

O que é o “pulmão de ferro”, dispositivo utilizado por Paul Alexander

Acesse algumas das produções de Heloísa Gameira para ((o)) eco:

Quarto branqueamento em massa dos recifes de corais já atinge o Brasil

83% das espécies de raias e tubarões comercializadas no Brasil estão ameaçadas

Veja as newsletter em que João Carlos Neto colabora na produção:

*Jornalista formado pela Unipampa e mestrando no Poscom/UFSM. Membro do milpa

Nenhuma notícia encontrada para esta seção.