Ir para o conteúdo NAPO Ir para o menu NAPO Ir para a busca no site NAPO Ir para o rodapé NAPO
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Qualidade

Objetivos do NAPO:

O NAPO, tem por objetivos o monitoramento de resíduos químicos em matrizes diversas, contribuindo com a qualidade de produtos de origem animal, vegetal e mineral, nos alimentos e no meio ambiente, visando melhorias na saúde, através do desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de ensaios, estimulando a pesquisa científica e o ensino na área de Química.

Também é objetivo do NAPO chegar a um alto nível de confiabilidade e credibilidade nos resultados de seus ensaios e prestação de serviços; ética profissional; produtividade e foco nos resultados; contribuição com melhorias nos produtos de seus clientes nas condições do meio ambiente, através do uso adequado dos materiais de laboratório; desenvolvimento de lideranças; e treinamento constante da equipe como um diferencial competitivo.

Missão
            Contribuir com a qualidade de produtos de origem animal, vegetal e mineral, nos alimentos e no ambiente, visando melhorias na saúde, através do monitoramento de resíduos químicos e do desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de ensaios, estimulando a pesquisa científica e o ensino na área de química.

Valores

  • Confiabilidade e credibilidade nos resultados de seus ensaios e prestação de serviços;
  • ética profissional;
  • produtividade e foco nos resultados;
  • contribuição com melhorias nos produtos de seus clientes e nas condições do meio ambiente, através de uso adequado dos materiais e procedimentos no seu laboratório;
  • desenvolvimento de lideranças;
  • treinamento constante da equipe como um diferencial competitivo.

Organograma de Localização do NAPO na UFSM.ORGANOGRAMA DE LOCALIZAÇÃO DO NAPO NA UFSM
O organograma institucional abaixo mostra a localização do NAPO dentro da Universidade Federal de Santa Maria.

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
CCNE – Centro de Ciências Naturais e Exatas
DQ – Departamento de Química
NAPO- Núcleo de Análises e Pesquisas Orgânicas

Confidencialidade

O NAPO compromete-se com a privacidade das informações recebidas, geradas e emitidas aos clientes e usuários. A responsabilidade assumida pelo NAPO inicia na emissão da proposta para prestação de serviços até a manutenção das informações contidas nos laudos e relatórios de clientes. A política de confidencialidade do NAPO visa garantir sua total capacidade de manter em segurança todos os documentos e dados do laboratório. Para garantir a confidencialidade, o acesso as dependências do laboratório é restrito a equipe profissional e a pessoas autorizadas pelo Coordenador do Laboratório.

Os documentos e registros impressos, da qualidade, permanecem sob guarda do Gerente da Qualidade e são arquivados com segurança em local reservado e monitorado.     Os documentos digitais são armazenados em sistema informatizado com controles contra acessos indevidos, perdas e danos.

Como medida para manutenção desta política cada profissional da equipe ou prestador de serviços que tem acesso às dependências do laboratório, informações e dados, deverá concordar e assinar um Termo de Compromisso de Confidencialidade.

Imparcialidade

Com a preocupação de manter a imparcialidade e segurança seus dos resultados do laboratório o NAPO estabelece os seguintes critérios:

Solicitação de Clientes: O NAPO não faz discriminação de solicitações de seus clientes, por volume ou tipo de ensaio, sempre analisando criticamente a viabilidade da realização do serviço.

Contratação de Pessoas: Os profissionais são selecionados para trabalhos no NAPO, através da demonstração de qualificação pela: formação, experiência e habilidades. Todos deverão receber treinamento específico pelo laboratório pela equipe do NAPO ou contratada por ele.

Contratação de Serviços e Suprimentos: Os requisitos de imparcialidade e confidencialidade são estendidos a todos os fornecedores de serviços e materiais envolvidos nas etapas do processo de ensaio.


Método de Ensaio e Validação dos Métodos

O NAPO mantém procedimentos documentados da execução dos métodos de ensaio. Validação dos métodos e seleção do mais adequado para atender às necessidades dos clientes. O Laboratório mantém também procedimento para estimar a incerteza da medição dos resultados dos ensaios.


Equipamentos

O NAPO mantém uma sistemática para controlar, verificar e manter equipamentos utilizados na realização dos ensaios, em conformidade com requisitos especificados nos manuais e orientações do fornecedor e confiança dos resultados. Os equipamentos utilizados nos ensaios são conferidos e avaliados antes da sua liberação para uso, para prover que são capazes atender aos requisitos da qualidade estabelecida no Laboratório. Os responsáveis pela definição destas verificações e os critérios de realização estão documentados em procedimento específico. Os equipamentos são utilizados de tal forma que asseguram que a incerteza das medições sejam conhecidas e consistentes com a capacidade de medição requerida. O NAPO estabelece procedimento para efetuar com segurança o manuseio, transporte, armazenamento, uso, manutenção e calibração dos equipamentos.


Rastreabilidade da Medição

Todo equipamento utilizados na realização dos ensaios que tem efeito significativo sobre a exatidão ou a validade do resultado do ensaio, é calibrado antes de entrar em serviço. O NAPO estabeleceu um programa e procedimento para a calibração dos seus equipamentos. Os padrões e materiais de referência utilizados são rastreáveis às unidades de medida SI, ou a materiais de referência certificados. As verificações necessárias à manutenção da confiança no status da calibração dos padrões de referência, primário, de transferência e de trabalho, bem como dos materiais, devem ser realizadas de acordo com procedimentos e cronogramas definidos. O NAPO possui procedimentos para efetuar em segurança o manuseio, transporte, armazenamento e uso dos padrões de referência e dos materiais de referência, de forma a prevenir contaminação ou deterioração e proteger sua integridade.


Manuseio de Itens de Ensaio e Calibração
O NAPO possui procedimentos para o transporte, recebimento, manuseio, proteção, armazenamento, retenção e/ou remoção dos itens de ensaio, incluindo todas as providências necessárias para a proteção da integridade do item de ensaio para proteção dos interesses do NAPO e do cliente. O sistema de identificação mantido durante a permanência do item no NAPO é protegido e operado de forma que assegure que os itens não sejam confundidos fisicamente nem quando citados em registros ou outros documentos. São estabelecidos procedimentos e instalações adequadas para evitar deterioração, perda ou dano no item de ensaio, durante o armazenamento, manuseio e preparação. Os itens são armazenados sob condições ambientais especificadas, estas condições são monitoradas e registradas, são mantidos em segurança.


Garantia da Qualidade de Resultados de Ensaio e Calibração
O NAPO possui procedimentos de controle da qualidade para monitorar a validade dos ensaios realizados. Os dados resultantes são registrados de forma que as tendências sejam detectáveis são aplicadas técnicas estatísticas para análise crítica dos resultados. Esta monitoração é planejada e analisada criticamente e inclui o seguinte:

a) uso regular de materiais de referência certificados;
b) ensaios replicados;
c) reensaio de itens retidos.


Apresentação dos Resultados


Os resultados dos ensaios realizados pelo NAPO são relatados com exatidão, clareza, objetividade, e de acordo as instruções específicas dos métodos de ensaio. Os resultados são descritos, num relatório de ensaio e inclui todas as informações solicitadas pelo cliente e necessárias à interpretação dos resultados do ensaio. No caso de transmissão de resultados de ensaio por telefone, telex, fax ou outros meios eletrônicos atende-se aos requisitos de segurança.