Ir para o conteúdo NOVA Lab Ir para o menu NOVA Lab Ir para a busca no site NOVA Lab Ir para o rodapé NOVA Lab

60 Anos do CAL – Cápsula do Tempo

Projeto de Fabricação Digital da cápsula de 60 Anos do CAL.

O projeto da Cápsula do Tempo dos 60 Anos do CAL foi realizado por Gabriel Lopes Nogueira, aluno do Curso de Desenho Industrial, sob orientação do Prof. Dr. Felipe Luis Palombini, do Departamento de Desenho Industrial, sendo realizado durante a disciplina de Computação Gráfica III. Primeiramente foi realizada uma pesquisa em relação aos materiais e métodos para a confecção da cápsula do tempo, pois esta deveria durar no mínimo 10 anos, já que a ideia inicial era que o artefato fosse fabricado em impressão 3D. Analisados os materiais e a metodologia a serem utilizados, iniciaram-se os estudos em relação à forma para a cápsula do tempo. Uma vez que a mesma não seria enterrada ou emparedada, seria possível trabalhar com formas mais orgânicas que não fossem interferir na durabilidade.

Fabricação da Cápsula do Tempo: Impressão 3D, aplicação de primer e pintura.

De modo geral, o artefato deveria ser confeccionado de maneira que representasse o Centro de Artes e Letras e suas memórias. A cápsula tem uma forma que remete aos vasos gregos, tendo como referência tanto a arte da escultura e a modelagem plástica quanto a poesia, no caso a parnasiana de Alberto de Oliveira. A partir desse conceito adicionou-se detalhes que remetessem a colunas jônicas que também guiaram o desenho da marca dos 60 anos do CAL. Também foram colocadas  5 ranhuras em baixo relevo nas laterais, que representam as principais áreas do CAL: Artes Visuais, Desenho Industrial, Letras, Música e Teatro. Após a definição de todos os conceitos surgiu o desafio da escolha do mecanismo de abertura e fechamento da tampa da cápsula, que de antemão, deveria ser de fácil manuseio e que permitisse que as pessoas pudessem inserir suas mensagens no interior do artefato sem correr o risco de danificá-lo.

Abertura das Comemorações dos 60 Anos do CAL. Diretor do CAL Prof. Dr. Gil Roberto Costa Negreiros, aluno do Desenho Industrial Gabriel Lopes Nogueira e Prof. Dr. Felipe Luis Palombini, na entrega da cápsula finalizada.

O projeto foi totalmente realizado em software de modelagem paramétrica, permitindo grande detalhamento técnico dos componentes e mecanismos. Para a fabricação, foi utilizado o processo de manufatura aditiva (conhecido como impressão 3D), devido à liberdade de formas complexas, e foi utilizado filamento ABS (Acrlonitrila Butadieno Estireno) por sua maior resistência. O modelo foi impresso no LABETRI com o auxílio do Técnico Dr. Wagner Jesus da Silva Garcia. Por fim, as cores escolhidas foram inspiradas na marca comemorativa, e foram pintadas artesanalmente.