Ir para o conteúdo NOVA Lab Ir para o menu NOVA Lab Ir para a busca no site NOVA Lab Ir para o rodapé NOVA Lab

Projeto de um veículo monoposto para a competição Fórmula SAE

A Equipe Formula UFSM é reconhecida como uma das melhores do país na competição Formula SAE Brasil, representando a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) projetando, desenvolvendo, construindo, testando e competindo com veículos monopostos open-wheel.

Com a crescente demanda por profissionais com qualificação para atuar no setor da mobilidade, a Society of Automotive Engineers (SAE) criou o programa estudantil Formula SAE. A UFSM, que possui diversos cursos de formação em engenharia, design e áreas afins, precisa estar inserida neste contexto, competindo com outras universidades e mostrando a capacitação de seus alunos e professores, contribuindo para sua formação e fomentando o sucesso profissional através de experiências muito importantes através do desenvolvimento do projeto.

Modelo Rendering FU 23 – Galgo

A Universidade Federal de Santa Maria iniciou suas atividades neste projeto em março de 2010, partindo para a concepção do primeiro protótipo, BF01. A equipe é composta por professores orientadores e alunos, nas funções de capitão da equipe e gerências (Projeto, Manufatura, Marketing, Administrativo/Financeiro, etc). A forma de organização semelhante a uma empresa deve-se à necessidade de ambientar os estudantes a esse mundo antes do estágio curricular. Já o projeto do veículo é dividido em subsistemas: Dinâmica, Powertrain, Elétrica, Chassi, Aero, Design e Marketing. O Design permeia por estes subsistemas, formatando soluções formais, ergonômicas e visuais para o conjunto do carro.

Protótipo FU 23 – Galgo

As atividades realizadas na equipe auxiliam na educação do estudante, por estimular seu raciocínio e demandarem aplicação dos conteúdos assimilados em sala de aula no decorrer do curso. É importante ressaltar que os recursos para a fabricação do protótipo mesclam iniciativa privada (através de patrocínios) e auxílio da universidade. A maioria dos componentes são projetados e fabricados pela equipe, outros são comprados no Brasil ou até importados.