Ocorreu na última sexta-feira (03/06), a segunda edição do Dia Estadual do Peixe. Integrantes do Laboratório de Piscicultura da UFSM de Palmeira das Missões prestigiaram a ocasião, que aconteceu na cidade de Seberi.
O evento contou com apresentação de projetos desenvolvidos na área e também uma série de palestras que discutiam a realidade do setor no estado do Rio Grande do Sul e também do Paraná, a viabilidade técnica e econômica da atividade, além de uma explanação sobre a cadeia produtiva do peixe.
A abertura se deu com a fala do prefeito da cidade, Renato Bonadiman, que apresentou o Projeto de Desenvolvimento Regional de Piscicultura. Na sequência, Ricardo Núncio, diretor de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) explanou sobre o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura.
Após, foram apresentados dados de produção que exibiram a realidade da piscicultura na região. O diagnóstico foi exposto pelo assistente técnico regional de recursos naturais da Emater, Carlos Roberto Olczevski, e pelo professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias do campus de Frederico Westphalen, Ivanir Coldebella (também integrante de projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Piscicultura).
Viabilidade Técnica e Econômica da Piscicultura foi a temática exibida pelo extensionista da Emater de Maripá/PR, Cesar Antonio Ziliotto, que em números, demonstrou a potencialidade da atividade piscícola.
Visando relatar a realidade da atividade de outras regiões, o Coordenador de Aquicultura e Pesca da Emater Luiz Nuehlmann, abordou a situação da Piscicultura no estado do Paraná.
Encerrando o ciclo de palestras, Maurício Kosimski representante da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), também do Paraná, apresentou algumas das etapas da cadeia produtiva do peixe (sobretudo a produção e comercialização), na qual expos a estrutura da empresa e também algumas projeções econômicas da atividade.