Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

4 Filmes exibidos pelo planetário

Todas as semanas, Planetário da UFSM apresenta filmes educativos à comunidade em geral

Diversas escolas de ensino fundamental e médio de Santa Maria e região visitam o Planetário da UFSM semanalmente. De segunda a sexta-feira, adultos, crianças e adolescentes têm a chance de acompanhar a exibição de filmes educativos sobre o Universo e os elementos que o compõem.

Planejado em forma de cúpula, o prédio do Planetário é ideal para a projeção de curtas e longas-metragens que apresentam imagens do Universo. Os filmes em cartaz, disponibilizados pela empresa Evans & Sutherland, fornecedora do projetor Digistar 4,  duram entre 23 e 35 minutos, e os espectadores têm a chance de entender melhor sobre a geografia do Sistema Solar. Jaqueline Trentim, diretora do Planetário, conta que “as crianças interagem bastante perguntando para os monitores, que respondem às questões e lançam curiosidades para as turmas”.

A seguir, você confere uma lista que a revista Arco preparou sobre os filmes exibidos no Planetário.

1 – DOIS PEDACINHOS DE VIDRO

O primeiro filme da nossa lista dura 23 minutos e conta a história do telescópio, passando da luneta de Galileu até os instrumentos de observação astronômica conhecidos nos dias de hoje. São apresentados diversos modelos de telescópios a partir do funcionamento e das características de cada um, sempre destacando a importância deles para o conhecimento do Universo, além de apresentar a expansão do mundo e informações sobre buracos negros. Produzido nos Estados Unidos, o curta-metragem é recomendado para crianças a partir de 12 anos.

2 – AS ESTRELAS DOS FARAÓS

Nesta produção, que também é originária dos Estados Unidos, o público – de 14 anos ou mais – é levado até o Egito Antigo. O filme, que tem duração de 35 minutos, reencena a criação do Universo segundo a mitologia egípcia e mostra o Sol e as constelações como bases para a construção das pirâmides que compõem o cenário milenar. Além disso, são mostrados detalhes sobre o calendário mais antigo conhecido e sua capacidade de prever a inundação do Rio Nilo.

3 – MARAVILHAS DO UNIVERSO

Este programa brasileiro, desenvolvido pelo Planetário da UFSM em parceria com a Associação Brasileira de Planetários, conta as ideias apresentadas no livro Cosmos, de Carl Sagan. Através de imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble, é possível viajar pelo tempo até o nascimento do universo, passando pela história da Via Láctea e do nosso Sistema Solar. Na produção, recomendada para crianças a partir de 12 anos, são explorados temas como a formação de galáxias e algumas das nebulosas – nuvens de poeira – mais surpreendentes do cosmos.

4 – O MUNDO VIRTUAL DE ARTHUR

Neste documentário brasileiro, crianças de 6 anos ou mais podem conhecer o personagem Arthur. Usando a imaginação e a criatividade, o protagonista traz curiosidades sobre o espaço e lugares estranhos espalhados pela galáxia, além de uma visão do Universo antes do planeta Terra e do Sistema Solar existirem. Com duração de 29 minutos, a produção mostra como o estudo da Astronomia fez os seres humanos chegarem aos avanços atuais e faz uma previsão sobre a exploração em planetas vizinhos ao nosso.

BÔNUS:

5 – DA TERRA AO UNIVERSO

O desejo de compreender o Universo é uma das aspirações mais antigas dos seres humanos. No entanto, só recentemente começamos a entender nosso lugar no cosmos. Nesta sessão, os telespectadores se deleitam com o esplendor dos vários mundos no Sistema Solar e a incrível imensidão de galáxias. O filme traz a experiência de “uma viagem colorida e inspiradora”, como descreve o diretor, Theofanis N. Matsopoulos. Segundo ele, “os visuais são deslumbrantes e realmente falam por si mesmos, mostrando até que ponto a ambição da humanidade nos levou em termos de observação e compreensão do Universo”.

Quer conferir algum dos filmes citados? O Planetário da UFSM tem sessões abertas ao público todas as quintas-feiras, às 15h, com entrada gratuita. A cada semana, um filme é apresentado, seguindo a ordem da lista produzida pela revista Arco. Nos demais dias, as sessões são destinadas a excursões de escolas ou outros grupos com horário previamente marcado. O ingresso custa R$ 2,00 e o filme é escolhido pelos visitantes.

Planetário da UFSM

Reportagem: Paulo C. Ferraz, acadêmico de Jornalismo