Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arco Entrevista: Gabriela Trevisan



HQ quadrada e colorida dividida em duas partes. A primeira é um banner na parte superior, com fundo branco e, no centro, em letra cursiva e preta, o título "Gabriela Trevisan". No canto superior esquerdo, com fundo verde pastel, em branco, a logomarca da Revista Arco e o texto: "Arco Entrevista n° 2 - 2022". Abaixo, ilustração de três mulheres em três quadros. A primeira está no quadro superior esquerdo, tem pele negra, cabelos pretos, cacheados e compridos, olhos escuros cabelos sobrencelhas escuras e grossas; veste camiseta azul jeans polo; segura uma caneta preta na mão sobre uma tela preta. A tela está em cima de uma mesa branca. O fundo é azul claro. Abaixo, mulher de pele branca, cabelos ruivos, ondulados e compridos; tem olhos verdes e sobrancelhas finas; veste blusa rosa queimado; está sentada em frente a um teclado preto; o fundo é bege. No lado direito, na vertical, mulher de pele branca, cabelos compridos, lisos e na cor preta, tem olhos escuros, sobrancelhas escuras; sorri amplamente e está com os braços cruzados; veste camiseta preta e calça jeans; está de pé. Ao fundo, estante branca com livros e outros objetos. Há três balões de fala. Os dois primeiros estão apontados para a mulher de pele branca e cabelos escuros. Balão 01: "Sou graduada em Farmácia e professora do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFSM". Balão dois: "Minhas pesquisas têm ênfase na área farmacologia da inflamação e dor, trabalhando com proteínas que servem de receptores de dor, sinalizados em doenças como enxaqueca, câncer, esclerose múltipla e síndrome de dor complexa regional". O balão três está ao lado da mulher ruiva: "E como você foi parar nessa área?". Na parte inferior do quadro, faixa horizontal preta com cinco botões ao centro: microfone, câmera, compartilhamento de tela, configurações e desligar.
HQ 02: HQ quadrada e colorida dividida em três partes. O quadro um, na parte superior esquerda, tem a ilustração de uma mão que segura uma fotografia. Na fotografia, tem quatro pessoas, um homem, uma mulher, uma menina adolescente e um menino pequeno. Todos tem pele branca, o homem, a adolescente e o menino tem cabelos castanhos escuros e a mulher tem cabelos ruivos. No canto superior esquerdo, sobre fundo branco e em letras pretas, o texto: "Meu pai é engenheiro e minha mãe é fisioterapeuta. Eles são professores, não pesquisadores". Ao lado, ilustração de uma mulher de pele branca e cabelos ruivos deitada em uma maca de hospital. Ela está coberta com uma manta azul pastel. Ao lado esquerdo da maca, berço de hospital com um bebê dentro. Abaixo, o texto: "Meu irmão nasceu em 1991, em seguida desenvolveu catarata congênita. Nessa mesma época, minha mãe foi diagnosticada com esclerose múltipla. Foi um período bem difícil, porque os dois ficaram bastante tempo no hospital". Abaixo, quadro horizontal da menina adolescente em close: ela tem pele branca, cabelos lisos, pretos e compridos, olhos escuros, sobrancelhas grossas e arqueadas. Sorri e tem uma expressão de concentração. Olha para um frasco transparente com tampa vermelha. No frasco, ilustração da menina de jaleco branco e luvas roxas em frente a um frasco com embalagem branca e vermelha. As mãos da menina estão ao redor do frasco transparente. No lado direito dela, o texto: "Não sei se não foi nessa época que pensei em ser cientista, porque queria curar ou resolver algo". No canto inferior esquerdo, o texto: "Eu não conhecia nenhum cientista, mas me identificava com ciência desde pequena". O fundo é azul pastel.
HQ 03: HQ quadrada e colorida dividida em três quadros. O primeiro, horizontal, tem a ilustração de um prédio horizontal nos tons bege, preto e cinza, com o nome sobre uma fachada vermelha: "Colégio Militar de Santa Maria". Em frente, estrada de entrada e um gramado. Atrás, céu azul. Na parte superior, sobre o céu, quadrados com imagens: a primeira, na esquerda, é de uma adolescente de pele branca e cabelos escuros, usa jaleco branco e segura um objeto preto nas mãos. Na direita, um adolescente de pele branca e cabelos escuros, está de perfil direito, veste uniforme militar bege e vermelho, usa luvas roxas e segura um frasco transparente com líquido azul nas mãos. Entre as imagens, o texto: "Eu gostava muito de química no colégio. As vezes a gente passava a tarde no laboratório". Dos lados do prédio, mais duas imagens; na esquerda, imagem de adolescente de cabelos loiros, pele branca; usa uma trança, veste uniforme bege e vermelho, segura um objeto nas mãos, para o qual olha atentamente. No lado direito, adolescente de pele branca e cabelos ruivos, veste jaleco branco e olha em um microscópio. Quadro dois: ilustração vertical, de uma mulher de pele branca, olhos escuros, cabelos curtos, ondulados e castanhos; veste jaleco branco, luvas roxas e segura nas mãos uma pipeta e outro frasco. Acima dela, o texto: "Lá tinha uma professora, que nos orientava nos trabalhos. Eu gostava muito dela, era uma pessoa inspiradora". No quadro três, ao lado, ilustração horizontal. Há uma mesa cinza escura, com duas caixas brancas com círculo arredondado sobre ela. A terceira caixa voa para o teto. A mulher do quadro anterior tem expressão assustada. Na outra extremidade da mesa, no lado direito, menina adolescente de pele branca, cabelos lisos, pretos e compridos, presos em um rabo de cavalo baixo; veste uniforme bege com detalhes em vermelho e saia vermelha, também tem expressão facial assustada. Na parte superior, o texto: "Lembro que uma vez fui mexer numa autoclave e acho que fechei errado. Voou no teto!". No canto inferior direito, o texto: "Mesmo assim, ela não ficou brava".
HQ 04: HQ quadrada e colorida dividida em dois quadros horizontais. O primeiro, na parte superior, é a ilustração de uma adolescente, em pé, com os braços cruzados, em frente a três banners com textos escritos. Ela tem pele branca, cabelos escuros, lisos e compridos amarrados em um rabo de cavalo lateral; usa uma boina vermelha, veste camiseta de uniforme bege com detalhes em vermelho e saia vermelha; sorri amplamente. Na parte direita, mulher de pele branca, cabelos loiro escuros presos em um coque baixo, veste uniforme bege e segura uma prancheta com papel nas mãos. No canto superior esquerdo, o texto: "Eu participava de algumas feiras de ciência, visitando vários colégios". Na parte inferior direita do quadro, o texto: "Desenvolvemos um projeto com óleos essenciais que eu gostei muito. Não ganhamos, o que achei injusto". Quadro dois: ilustração de um experimento. Há uma base cinza escuro. Nesta base, está preso uma barra com formato de garfo na extremidade. O garfo cinza escuro prende um condensador transparente, que está fixo em uma estrutura de ferro cinza em formato de "T". A mesma estrutura prende um Erlenmeyer transparente com líquido amarelo no centro. O tubo de ensaio está apontado para o Erlenmeyer. No líquido amarelo, zoom ao lado, em um círculo. Há o desenho, em branco, do elemento. No centro, um hexágono com três riscos na parte de dentro. Ligado ao hexágono, no lado direito, três riscos em zigue-zague. Ligado ao hexágono no lado esquerdo, um risco na parte inferior liga ele ao "O", outro liga ao "H3C". Na parte superior, um risco liga o hexágono ao "HO". No canto superior esquerdo, o texto: "Nós extraímos um óleo que tinha muito eugenol. Hoje sabemos que é ótimo pra diminuir o crescimento de bactérias". No canto inferior direito, o texto: "E esse composto se liga com o receptor que estudo hoje. Quem diria!". O fundo é cinza claro.
HQ 05: HQ quadrads e colorida dividida em três partes. O quadro um, superior e horizontal, tem a Ilustração de uma mulher de pele branca e cabelos e olhos escuros, que veste um jaleco branco, luvas roxas e segura nas mãos uma pipeta e um tubo de ensaio azuis. O fundo é composto por mesas cinzas e paredes também cinzas. Sobre a mulher, o texto: "No começo da graduação, já fui procurar algum laboratório". No lado direito, três blocos de texto: "Me interessava pela parte da dor e da memória, e pensei em trabalhar com isso"; "A pesquisa básica ocorre antes dos estudos clínicos. Geralmente estudamos algo para explicar como o corpo humano funciona. Desconhecemos a finalidade de muitas proteínas que existem no organismo e que poderiam servir para tratar alguma doença"; "E nunca mais saí dessa linha de pesquisa". Quadro dois: Ilustração de um quadro com vários papéis brancos presos com alfinetes. Entre os quadros, uma imagem do mapa da Itália, com uma bota na extremidade inferior; um calendário vazio, um papel com texto e um papel com a logomarca e o nome de "Universita Degli Studio Firenze". Acima do quadro, o texto: "Como tenho família na Itália, quis fazer o estágio de fim de curso lá ". Quadro três: mulher de pele branca e cabelos escuros, compridos e lisos veste um moletom roxo e está sentada em frente a uma mesa, com uma caneta e caderno abertos. Em frente a ela, o quadro com papéis, mapas e calendários. Sobre a mesa marrom, frasco transparente com moedas dentro, e um adesivo com o nome "Itália " colado. Na parte superior, o texto: "Economizei todas as minhas bolsas de iniciação científica e aprendi italiano para ir". Na parte inferior, o texto: "Fui com meu dinheiro mesmo, guardei na poupança". O fundo é uma parede cinza.
HQ 06: HQ quadrada e colorida dividida em duas partes. A primeira, na metade superior, tem ilustração de três fotografias dispostas de modo bagunçado, na vertical. A primeira é de uma mulher em frente a dois prédios antigos em tons de bege e cinza. A segunda é uma selfie da mulher e de um homem de pele branca, cabelos ralos e ruivos, usa óculos de sol e veste camiseta azul, usam mochilas. Estão em frente a um prédio marrom. Em frente ao prédio tem uma praça com uma bandeira dos Estados Unidos. A terceira foto é da mulher de perfil; ela veste vestido bordô, usa mochila preta e segura um celular. Está em frente a um prédio cinza com janelas azuis, e o nome "UCSF". Acima das fotos, o texto: "Foi um período bem legal porque conheci muita gente e novas técnicas. Voltei pra lá depois, no doutorado, e até hoje mantenho contato com eles. A maioria dos nossos artigos são em colaboração com o pessoal de lá". Abaixo das fotos, dois blocos de texto: "Fiz um período do pós-doutorado fora também, queria pesquisar sobre dor de cabeça. Em Tucson, tinha um professor que trabalhava com essa área"; "Foi uma experiência diferente, às vezes a gente acha que vai ter pesquisa só em grandes centros, mas vê que, dependendo da região e da área, não é assim. O laboratório e a universidade eram muito desenvolvidos". No quadro dois, Ilustração horizontal de um laboratório em tons de branco, cinza e azul claro. Abaixo da Ilustração, o texto: "A ciência está evoluindo muito rápido. Por isso essas colaborações internacionais são tão importantes, até para vermos o que outros cientistas estão fazendo, se as técnicas que estamos usando ainda são válidas".
HQ 07: HQ quadrada e colorida dividida em três quadros. O primeiro quadro, na parte superior esquerda, é a ilustração de duas mulheres de jaleco branco. Uma delas anota em uma prancheta e a outra, que usa óculos de proteção, mexe um Erlenmeyer. Acima delas, dois blocos de texto: "O contato com alunos é algo já minha trajetória que também gosto muito"; "Acho interessante ver os estudantes descobrindo a pesquisa, na iniciação científica, pegando gosto por aquilo, ficando parecidos com a gente...". Abaixo, no canto inferior esquerdo, Ilustração de uma estudante de toga e capelo verdes, que segura um canudo verde nas mãos e cumprimenta uma mulher de pele branca, cabelos lisos, pretos e compridos, que veste um moletom mostarda. Acima delas, o texto: "E depois saindo do doutorado, totalmente diferentes". Ao lado, Ilustração vertical da mulher em frente a um quadro verde escuro com um elemento químico desenhado em branco no centro. Ela está ao lado de uma mesa marrom com um notebook em cima. Em frente a ela, duas estudantes sentadas, de costas, em cadeiras e mesas marrons e verdes. Uma tem cabelos loiro escuros e a outra tem cabelos pretos e trançados em dreads. Na parte inferior do quadro, o texto: "Sempre gostei de professores em geral, acho que ess tipo de influência muda muito a nossa vida. E queria ser assim pras pessoas também".
HQ 08: HQ quadrada e colorida dividida em duas metades verticais. Na primeira, com fundo verde marinho escuro, na parte superior, os textos: "Quando virei professora e pude ter minhas linhas de pesquisa, decidi entender o modo como a dor se manifesta em pessoas com esclerose, como minha mãe. Por isso desenvolvi esse projeto que enviei pro prêmio da L'oreal"; "Foi minha segunda tentativa". Abaixo, dois quadrados com ilustrações de uma pessoa mexendo em um computador, uma de perfil, e a segunda com a tela. Abaixo, Ilustração quadrada de mulher coçando a cabeça em frente ao notebook. Abaixo, o texto: "Eu estava quase desistindo. Não sabia direito como formatar a proposta". Abaixo, três Ilustrações quadradas: a primeira de uma mão fechada, a segunda da mão se abrindo, e a terceira do dedo apertando o enter do teclado do notebook. Abaixo, os textos: "Enviei pouco antes de encerrar o prazo"; "E ganhei ". Ao lado, mulher de pele branca, cabelos pretos, ondulados e compridos semi-presos, em frente a um púlpito com microfone. Ela sorri amplamente, tem olhos escuros, sobrancelhas grossas, veste vestido azul. O púlpito tem um microfone preto, e a logomarca do "For Women in Science" na frente. Ao fundo, painel branco com o nome "L'oreal" repetido várias vezes.
HQ 09: HQ quadrada e colorida com fundo azul escuro. Na parte esquerda da imagem, Ilustração de um corpo humano de perfil, com vista para os órgãos internos, que estão em amarelo. Ao redor da cabeça, quatro círculos azuis com ilustrações menores. Da direita para a esquerda. 1. ilustração de pimenta, texto: estímulo nocivo. 2. Ilustração de TRPA 1, texto: receptores. 3. Ilustração de medula em amarelo, texto: medula espinhal. 4. Ilustração de ligação do cérebro, em amarelo, texto: cortex. Ao lado direito, duas linhas puxam zoom da ilustração dois. Há um fio horizontal em bordô; esse fio tem seis partes verticais arredondadas, ligadas uma a outra por um fio branco. Há um objeto em forma de "Z", amarelo, com a legenda "H2N" ligado ao fio na extremidade esquerda. E na extremidade direita, a última parte vertical aponta para a legenda "COOH". Acima, o nome "TRPA 1". Na parte superior, dois blocos de texto: "No laboratório, nós pesquisamos a proteína TRPA 1 que, quando ativada, provoca dor"; "Ela pertence a uma família de receptores usados na ingestão de alimentos. Eles identificam se há algo estragado ou se possui alguma substância que, em grandes quantidades, pode nos fazer mal". Abaixo do zoom, Ilustração quadrada da mulher em frente a um microscópio. No lado esquerdo dela, o texto: "Estamos tentando entender como a proteína é modificada na dor crônica, quando substâncias produzidas durante uma lesão tecidual acabam por hiperativá-la. Nessas situações, mesmo na ausência de lesão ou após a cura, esses receptores emitem sinais". Abaixo da mulher, o texto: "Entender como isso ocorre tornaria possível que a indústria desenvolvesse novos fármacos".
HQ 10: HQ quadrada e colorida. Na parte esquerda, na vertical, uma janela do Google Meet com o título "Arco Entrevista - Gabriela Trevisan". Na aba, os botões de minimizar, maximizar e fechar. Na parte inferior, sobre faixa horizontal preta, os botões de microfone, câmera, compartilhamento de tela, configurações e desligar. Na tela, Ilustração de mulher, em pé. Ela tem pele branca, olhos escuros, cabelos lisos, compridos e pretos; sorrir amplamente. Veste jaleco branco com brasão da UFSM sobre o bolso. O fundo tem mesas cinzas, coifa cinza e prateleiras cinzas. Ao lado, sobre fundo branco, três balões de fala. Balão 1: "Acho que o prêmio ajudou a divulgar a importância da pesquisa sobre a dor. Ainda mais hoje, que a expectativa de vida aumentou e passamos mais tempo convivendo com doenças". Balão dois: "Por isso, no futuro, gostaria de olhar para trás e ver que ajudei pessoas, consegui fazer alguma mudança". Balão três: "Eu acho que a pesquisa básica tem disso: essa capacidade de gerar transformação ". No canto inferior direito, janela quadrada com fundo verde pastel, e em branco, a logomarca da Revista Arco, o "@revistaarco", e o texto: "Roteiro: Esther Klein; Ilustrações: Renata Costa".
Expediente:
Entrevista e roteiro: Esther Klein, acadêmica de Jornalismo;
Ilustrações: Renata Costa, acadêmica de Produção Editorial e bolsista;
Mídia Social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntária; Gustavo Salin Nuh, acadêmico de Jornalismo e voluntário;
Edição de Produção: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;
Editor convidado: Augusto Paim, jornalista;
Edição geral: Luciane Treulieb e Maurício Dias, jornalistas.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-9066

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes