Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM

Rádio Escola no II Educom Sul em Ijuí/RS

O II Educom Sul – Encontro de Educomunicação da Região Sul – aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O evento focou em Educomunicação eDireitos Humanos e contou com 400 inscritos de diferentes estados.

Durante os dois dias de evento, entre mesas temáticas, trabalhos científicos e oficinas, os congressistas desenvolveram conhecimento teórico-prático sobre educomunicação e direitos humanos, além de trocar experiências sobre projetos da área.

O evento propiciou a articulação de pesquisas e práticas educomunicacionais da educação básica nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia.

Em entrevista à cobertura colaborativa dos alunos do Programa Educom UFSM, a professora Ademilde Silveira Sartori, membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, atribui a importância do evento como espaço de diálogo e trocas de ideias entre os profissionais e pesquisadores tanto da educação quanto da comunicação.

II Educom Sul teve cobertura colaborativa

O Programa Educomunicação e Cidadania Comunicativa da Universidade Federal de Santa Maria (Educom UFSM), coordenado pelos professores Rosane Rosa e Luciano Mattana, proporcionou aos alunos de Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, do Instituto Estadual Padre Caetano e da Escola Estadual de Ensino Médio Itaara, a experiência de trabalhar em uma cobertura colaborativa online por meio de publicações na fanpage do Programa, com fotos e entrevistas em áudio.

O Educom UFSM democratiza a comunicação como um direito humano. Para tanto, desenvolve cursos e oficinas por meio de diferentes linguagens e dispositivos midiáticos aplicados a serviço da educação.

Acadêmicos de Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM, que são bolsistas do Programa, trabalharam com os alunos na preparação da cobertura do evento, utilizando a programação oficial para delinear o que seria feito no dia do evento. Para firmar os conhecimentos, os alunos das escolas tiveram breves oficinas sobre os canais de comunicação definidos para a cobertura.

Em depoimento, a aluna Kátia Moreira, participante da cobertura do evento, publicou na fanpage a relação entre a educomunicação e a realidade social brasileira. Para a aluna: “O conceito da Educomunicação visa tornar os alunos cidadãos mais reflexivos e críticos dentro das escolas, traz os estudantes para esse mundo mais politizado, influenciando na mobilização do povo brasileiro e colaborando para uma melhor percepção do real sentido dessas manifestações, uma vez que os vários pontos de vista são expostos e a possibilidade de discussão das diferentes opiniões é concretizada”.

Texto: Eveline Ugalde, Jaiane Ventorini e Raquel Scremin
Foto: Daniel Ribeiro | Edição de Imagem: Carolina Xavier