Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

CORONAVIRUS: ESCLARECIMENTOS E PREVENÇÃO

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) divulga esclarecimentos e ações de prevenção sobre o COVID-19 (coronavirus). Acrescentamos que as atividades acadêmicas e administrativas da UFSM estão suspensas por tempo indeterminado.

Ao estabelecer contato próximo com uma pessoa infectada ou que demonstra sintomas de tosse, espirro, etc. O vírus também dura 24 horas em objetos que foram contaminados, como copos, lenços, botões de elevador, corrimão do ônibus e maçaneta da porta. Por isso, é importante sempre higienizar as mãos antes de levá-las à boca, nariz ou olhos.

Confira essas dicas do Departamento de Saúde Coletiva/CCS da UFSM!
– Higienize as mãos antes de consumir alimentos, e sempre que tossir, espirrar ou entrar em contato com pessoas com sintomas respiratórios. Utilize álcool gel para limpar as mãos.
– Utilize lenço descartável para higiene nasal e jogue no lixo imediatamente após o uso. Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
– Evite tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca.
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Procure manter os ambientes bem ventilados.

Os sintomas iniciais da infecção pelo coronavírus são semelhantes aos causados por outros vírus, como o H1N1, dentre eles febre, tosse e dificuldade para respirar. Ao sentir os sintomas, procure um médico ou um posto de saúde.

O Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) – coronavírus para preparar o país para o atendimento de possíveis casos. Pesquisadoras da USP já sequenciaram o genoma do vírus, colaborando nos diagnósticos e na elaboração de vacinas para combater o vírus.
Saiba mais em saude.gov.br/coronavirus