Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Minimanual de Acessibilidade Comunicacional

O projeto “Acessibilidade Comunicacional” busca capacitar os comunicadores para produzirem um conteúdo mais acessível, para que as pessoas com deficiência possam compreendê-lo.

Com a produção de um Minimanual de Acessibilidade Comunicacional contendo práticas de acessibilidade comunicacional, busca contribuir para a construção um olhar apurado e reflexivo sobre as práticas da mídia com base em princípios da educomunicação.

O minimanual voltado para comunicadores trata sobre acessibilidade com métodos e recomendações para tornar a comunicação mais acessível, tais como audiodescrição de imagens, auto-descrição, cerimonial acessível, legenda em vídeo, recomendações sobre como se referir e como tratar pessoas com deficiência, entre outros.

Foi produzido em 2019 por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cadeira de Comunicação e Cidadania, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e o PETCom da UFSM.