Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Você tem 60 anos ou mais?



*Publicação acessível a leitores de tela.

A CAED e a Progep elaboraram dicas de saúde mental para o período da Pandemia Covid-19 direcionado aos idosos ou para quem com eles convive.

 

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM” em letras brancas. Ao centro da imagem a frase “Você tem 60 anos ou mais? COVID-19 e os cuidados na terceira idade”, com letras de tom branco. Mais abaixo na imagem as palavras “Avós. Alunos. Pais. Filhos. Profissionais.”, uma ao lado da outra, também em tom branco dentro de uma faixa laranja. Atrás das frases, a imagem enquadrada de uma pessoa de costas frente a uma paisagem de praia. O fundo da imagem está representado por pôr do sol.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, e abaixo a frase “Covid-19 e os cuidados na terceira idade”, ambas as frases com letras brancas. A imagem mostra também imagens de pessoas idosas, uma ao lado da outra, 3 mulheres e dois homens. Algumas coloridas, outras em preto em branco. Abaixo das imagens o texto “O momento atual estabelece uma preocupação com a saúde mental e física do idoso, pois, diariamente, recebe uma avalanche de informações e orientações, que devem ser seguidas rigidamente. Como consequência, podem aparecer comportamentos depressivos, preocupações e ansiedade, uma vez que a orientação principal está focada no isolamento social.”, com letras de tom branco. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”.  E abaixo a frase “Transtornos mentais em idosos” ambas com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto “Até 1/3 dos idosos apresenta algum tipo de transtorno mental. Destes, os mais comuns são os quadros depressivos, ansiosos e as demências. Uma particularidade nesse público é a presença de sintomas físicos mais proeminentes, como por exemplo: cansaço, alteração de apetite, dores pelo corpo e perda de memória.”, com letras de tom preto. O fundo da imagem é de um pôr do sol.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto “Além disso, mesmo quando não há queixas expressas pelo próprio paciente, pode-se observar mudanças comportamentais, como diminuição dos cuidados com a higiene e confusão no uso das medicações.” com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Abaixo na imagem, as frases “Quando buscar apoio especializado?” também com letras de tom branco. Na sequência as frases: “Mudança importante de comportamento, como perda do interesse nas atividades anteriormente prazerosas e diminuição da autoestima;”, “Diminuição da energia e dificuldade para dormir e comer;”, “Choro frequente e ideias de morte;”. No início de cada frase há um coração de cor vermelha com uma cruz no centro, remetendo à ideia de saúde/cuidado.  O fundo da imagem é de um pôr do sol.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Logo abaixo as frases: “Preocupações excessivas mesmo com assuntos triviais;”, “Tensão e dificuldade de concentração;”, “Aumento de consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas;”. No início de cada frase há um coração de cor vermelha com uma cruz no centro, remetendo à ideia de saúde/cuidado. O fundo da imagem é laranja.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Logo abaixo as frases: “Lapsos de memória e confusão com horários de agendamentos/compromissos;”, “Perder-se em lugares já conhecidos;”, “Perguntar diversas vezes a mesma coisa;”, letras de tom preto. No início de cada frase há um coração de cor vermelha com uma cruz no centro, remetendo à ideia de saúde/cuidado. O fundo da imagem é laranja.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”.  Abaixo a frase “Dicas para servidores de 60 anos ou mais” com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto “Busque realizar atividades que lhe dêem prazer e tranquilidade, e não se cobre em sentir-se pleno e feliz, pois, estamos vivenciando um momento inédito para todos, de preocupações e incertezas;” com letras de tom preto. O fundo da imagem é de um pôr do sol.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto: “Em uma situação anormal como de uma pandemia é esperado algumas reações como: medo de adoecer, de perder pessoas que amamos, de ser excluído socialmente, de ser separado de entes queridos, de transmitir o vírus e sensações de: irritabilidade, tristeza, angústia, impotência perante os acontecimentos, entre outras, também são esperadas;”, com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto: “Preste atenção nos seus próprios sentimentos e necessidades.  É necessário atentar para limites e angústias, a fim de traçar estratégias para minimizar.  A percepção dos sentimentos permite reavaliar as medidas protetivas e buscar auxílio de um profissional, caso necessário, principalmente, se a situação de exposição ao trabalho lhe cause alguma alteração física ou emocional”, com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem a frase: “-Tente estabelecer uma rotina diária, incluindo alimentação e sono. Pois, o planejamento auxilia no enfrentamento do estresse, uma vez que aciona a sensação de retomada de controle e favorece a tomada de decisões de maneira consciente;” e abaixo a frase: “- Realize exercícios como cursos online e leitura de livros, pois estimulam a capacidade cognitiva e tende a promover a sensação de produtividade e controle;” Com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem a frase: “- Tente praticar alguma atividade física, pois pode diminuir o risco de surgimento de sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, exercícios auxiliam na manutenção da saúde, contrapondo as consequências negativas de determinadas doenças, tais como doenças cardiovasculares e respiratórias; ”e abaixo a frase: “- Procure manter encontros já tradicionais (por exemplo: se você já tinha um encontro semanal com amigos, tente fazer um encontro virtual no mesmo dia e horário);”, com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem a frase: “- Busque o fortalecimento das conexões interpessoais, ainda que de forma não presencial, isso pode diminuir os impactos negativos das medidas de distanciamento social e proteger a sua saúde mental; ”e abaixo a frase: “- Busque reconhecer e acolher seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;”, com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto: “- Procure lembrar de estratégias e ferramentas de cuidado que já tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional. Se as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes, busque um profissional da saúde;” com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto:” - Se você estiver trabalhando ou estudando durante a pandemia, fique atento a suas necessidades básicas, garanta pausas sistemáticas durante o trabalho (se possível em um local calmo e relaxante) e entre os turnos. Evite o isolamento junto a sua rede socioafetiva, mantendo contato, mesmo que virtual e siga todas as medidas de segurança e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI);” com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, com letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto: ” - Você que está em um serviço essencial se for estigmatizado por medo de contágio, compreenda que não é pessoal, mas fruto do medo e do estresse causado pela pandemia. Procure colegas de trabalho e supervisores que possam compartilhar das mesmas dificuldades, buscando soluções compartilhadas;” com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, abaixo a frase “Algumas dicas para quem faz parte da rede de apoio de um idoso” ambas em letras de tom branco. Ao centro da imagem o texto “-Incentive e facilite as conexões entre o idoso em isolamento e a rede de apoio, oriente como manter os vínculos sociais. Isso inclui informações sobre recursos tais como mensagens de texto, áudio e vídeo (por exemplo, quando o idoso tiver acesso à internet, smartphones ou computadores e conseguir utilizá-los), ou mesmo telefonemas, cartas e desenhos feitos por netos ou outras crianças afetivamente próximas;” com letras de tom preto. O fundo da imagem é de um pôr do sol.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”, em letras de tom branco. Ao centro da imagem a frase: “- Socialize as informações junto ao idoso sobre a atual situação do novo corona vírus, sobre medidas para manter a saúde, acessar alimentos, medicamentos e outros suprimentos básicos para a vida cotidiana;” e abaixo a frase: “- Estabeleça uma comunicação clara, regular e respeitosa, com informações compreensíveis, realísticas e cuidadosa com o idoso sobre a sua condição de saúde;” com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul.

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM” em letras de tom branco. Ao centro da imagem a frase “- Relembre o idoso das mudanças na rotina, como, por exemplo, lavar as mãos com maior frequência, o uso do álcool em gel e o uso de máscaras;” e abaixo a frase: “- Identifique junto ao idoso, atividades que ele classifique como prazerosas como: músicas, livros, jogos, filmes e/ou programas favoritos.” com letras de tom preto. O fundo da imagem é azul

A imagem apresenta no topo a frase “UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM”.  Abaixo a frase “Onde buscar apoio especializado” ambas com letras de tom branco. Seguida das frases em letras pretas: “Estudante da UFSM: A CAED oferece apoio pedagógico, apoio psicológico e psiquiátrico. Informações: caed@ufsm.br”; “Servidor da UFSM: A CQVS/PROGEP, com sua  equipe médica e psicossocial, realiza ações de orientação e acolhimento, respectivamente, pelos telefones (55) 3220.8134 e  (55) 3220.8060, de segunda à sexta-feira, nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, ou ainda, pelo e-mail  cqvs@ufsm.br;”; e “Comunidade em geral: Procure a UBS (Posto de Saúde) do seu bairro. Em caso de emergência/urgência, procure a UPA24h ou o PA.”. O fundo da imagem é de um pôr do sol.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes