Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Convite para LIVE: Diagnóstico de TEPT pós pandemia por COVID-19: quando o estresse passa a ser uma doença

A Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais(CAEd) convida para a LIVE: Diagnóstico de TEPT pós pandemia por COVID-19: quando o estresse passa a ser uma doença, a ser realizada no dia 06 de agosto de 2020, quinta-feira, às 20h00min, como parte dos trabalhos do projeto COVIDPsiq. Para acompanhar, favor acessar o link https://youtu.be/Rq6DWyQ2TJE, no canal do YouTube, ou acesse, no Facebook, COVIDPsiq.

Diagnóstico de TEPT pós pandemia por COVID-19: quando o estresse passar a ser uma doença

O quadro de estresse pós-traumático acontece depois que uma pessoa, um ente querido ou alguém próximo enfrenta ou assiste a uma situação muito ameaçadora a sua vida ou integridade física.

Nesse sentido, a pandemia da Covid-19 é um fenômeno que causou e está causando grande estresse emocional e pode ser um evento traumático a diversos indivíduos, incluindo pessoas que adoeceram, pessoas que perderam familiares e amigos e, inclusive, os profissionais da saúde que estão presenciando estas situações no trabalho.

A PERGUNTA ATUAL É: será que o medo de contrair a doença e o isolamento por si só são considerados estressores fortes que possam determinar o estresse pós-traumático? Vamos debater este tema em nossa live com os profissionais do Prove (Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência e Estresse pós-traumático) da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

O debate será mediado pela Profa. Dra. Andrea de Abreu Feijó de Mello – médica psiquiatra e professora de Psiquiatria na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

O Prof. Dr. Marcelo Feijó de Mello é professor livre-docente adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e professor pleno da Faculdade de Medicina do Hospital israelita Albert Einstein.

O Prof. Dr. José Paulo Fiks é secretário do Centro de estudos Paulista de Psiquiatria (CEPP), psiquiatra, professor afiliado da UNIFESP e pesquisador do PROVE.

O convite está aberto a todas as pessoas interessadas em saber mais sobre os efeitos da pandemia na saúde mental.

Esse evento está sendo promovido pelo Projeto COVIDPsiq com apoio da Coordenadoria de Ações Educacionais – (CAEd UFSM) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Para acompanhar, acesse o link da live https://youtu.be/Rq6DWyQ2TJE no nosso canal no YouTube, ou acesse nosso Facebook COVIDPsiq.

#covid19 #coronavirus #saudemental #psiquiatria #ufsm #covidpsiq.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: ilustração em formato quadrado, com fundo na cor bege. O canto superior esquerdo é recoberto por uma ondulação na cor roxa. Na parte superior da imagem, da esquerda para a direita, há a inscrição “LIVE”, na cor roxa, o logo do YouTube (retângulo vermelho, de ângulos arredondadas, com um triângulo branco ao centro, indicando à direita), logo do Facebook (quadrado azul, de ângulos arredondados, com a letra F minúscula ao centro, na cor branca), logo do projeto COVIDPsiq (rosto humano, de perfil, delineado na cor roxa, com a imagem de uma árvore, cuja copa está no lugar do cérebro) e logo da Liga de Psiquiatria UFSM, LAPSIQ UFSM (rosto humano, de perfil, na cor roxa, com um cérebro representado com as sinapses neuronais). Abaixo, em sentido horizontal, lê-se: “Diagnóstico de TEPT pós pandemia por COVID-19: quando o estresse passa a ser uma doença”. Abaixo, dentro de formatos circulares, há as fotos dos três professores que conduzirão o evento on-line, sendo da esquerda para a direita: Prof. Dr. Marcelo Feijó de Mello (homem de pele clara, cabelo castanho e curto, expressão sorridente, vestindo blusa de manga longa bege e portando um crachá); Profa. Dra. Andrea Feijó de Mello (mulher de pele branca, cabelos lisos, castanhos e na altura do pescoço, expressão sorridente, vestindo blusa e cardigã brancos); Prof. Dr. José Paulo Fiks (homem de pele branca, cabelos castanhos, expressão tranquila, vestindo camisa na cor roxa e portando óculos de grau). A identificação dos professores encontra-se abaixo das imagens. Na sequência, em sentido horizontal, consta a data de realização do evento: “Dia 06 de agosto às 20h”. Abaixo, lê-se: “Para acompanhar, acesse nosso canal COVIDPsiq no YouTube ou nosso Facebook COVIDPsiq”.