Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dicas de Física



Durante o segundo semestre de 2020, o pessoal da Coordenadoria de Ações Educacionais lançou algumas dicas para auxiliar nos estudos de Física. Reunimos todas elas aqui para você não perder nada. Confira!

CAED – Apoio à Aprendizagem

Descrição de imagem: Imagem retangular na horizontal. Fundo na cor branca com uma borda larga na cor preta. Na parte superior dessa borda a escrita em maiúsculo: “dica de física”, onde “dica de” está escrito na cor branca e “física” na cor amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito escrito em letras maiúsculas na cor branca: “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras na cor branca, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas. Ao lado dessa escrita há um retângulo na cor amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras na cor preta. No fundo branco, escrito em letras na cor preta, a seguinte dica: “A energia cinética é a energia associada ao movimento de um corpo. Dessa forma, a energia cinética de corpos em repouso é nula. Tratando-se de conceitos, é a capacidade de um corpo em realizar trabalho em movimento. Além disso, quanto maior a massa e a velocidade que o corpo se encontra, maior será sua capacidade de realizar trabalho quando está em movimento. Podemos visualizar tal afirmação através da fórmula utilizada para determinar a energia cinética de um corpo, sendo: Energia cinética = massa multiplicado por velocidade ao quadrado sendo o resultado dividido por dois.”
Descrição de imagem: Imagem retangular na horizontal. Fundo na cor branca com uma borda larga na cor preta. Na parte superior dessa borda a escrita em maiúsculo: “dica de física”, onde “dica de” está escrito na cor branca e “física” na cor amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito escrito em letras maiúsculas na cor branca: “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras na cor branca, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas. Ao lado dessa escrita há um retângulo na cor amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras na cor preta. No fundo branco, escrito em letras na cor preta, a seguinte dica: “A energia mecânica é a capacidade de um corpo em realizar trabalho, podendo ser relacionada com os dois tipos de energia vistos em publicações anteriores. Quando a capacidade de realizar trabalho está associada com o movimento esta é chamada de energia cinética. Porém, quando associada a posição de um corpo está relacionada com a energia potencial. Dessa forma, temos a seguinte fórmula para encontrá-la: Energia mecânica = energia cinética mais energia potencial. Além disso, se um sistema, segundo a lei de conservação da energia, está sob a ação de forças conservativas a sua energia mecânica será conservada. Dessa forma, caso a energia potencial aumente, a energia cinética irá diminuir e vice-versa.”
Descrição de imagem: Imagem retangular na horizontal. Fundo na cor branca com uma borda larga na cor preta. Na parte superior dessa borda a escrita em maiúsculo: “dica de física”, onde “dica de” está escrito na cor branca e “física” na cor amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito escrito em letras maiúsculas na cor branca: “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras na cor branca, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas. Ao lado dessa escrita há um retângulo na cor amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras na cor preta. No centro da imagem existe um retângulo com fundo branco e a seguinte dica na cor preta: “A força de atrito é a força que está associada quando duas superfícies entram em contato. Esta força é sempre contrária ao sentido do movimento do corpo. Seu surgimento está relacionado ao surgimento de pequenas rugosidades presentes nas superfícies dos corpos imperceptíveis a olho nú. Para o seu cálculo, torna-se necessário saber a força normal ao corpo e ao coeficiente de atrito. Esta última variável, é uma grandeza adimensional que é dependente das superfícies de contato dos corpos. Através da fórmula, quanto maior o valor desta grandeza, maior será a resistência gerada pela superfície sobre o objeto, sendo: Força de atrito igual a coeficiente de atrito multiplicado pela força normal.”
Descrição de imagem: Imagem retangular na horizontal. Fundo na cor branca com uma borda larga na cor preta. Na parte superior dessa borda a escrita em maiúsculo: “dica de física”, onde “dica de” está escrito na cor branca e “física” na cor amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito escrito em letras maiúsculas na cor branca: “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras na cor branca, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas. Ao lado dessa escrita há um retângulo na cor amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras na cor preta. No centro da imagem existe um retângulo com fundo branco e a seguinte dica na cor preta: “ Queda Livre Um objeto ao atingir sua altura máxima ao ser lançado verticalmente ao plano, inicia-se o movimento de queda livre. O referencial adotado é positivo quando o objeto estiver indo em direção ao solo. Além disso, considera-se a posição inicial desse movimento como sendo zero. Assim, para determinar a velocidade do objeto na horizontal e sua posição tem-se as seguintes equações (com unidades no SI): Velocidade no eixo y igual a gravidade multiplicada pelo tempo Posição do objeto igual a gravidade multiplicada tempo tempo ao quadrado sendo o resultado dividido por dois.”
Descrição de imagem: Imagem retangular na horizontal. Fundo na cor branca com uma borda larga na cor preta. Na parte superior dessa borda a escrita em maiúsculo: “dica de física”, onde “dica de” está escrito na cor branca e “física” na cor amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito escrito em letras maiúsculas na cor branca: “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras na cor branca, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas. Ao lado dessa escrita há um retângulo na cor amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras na cor preta. No centro da imagem existe um retângulo com fundo branco e a seguinte dica na cor preta: “A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação de energia para os sistemas termodinâmicos. Esta lei está diretamente relacionada como consequência do princípio de conservação de energia. Na primeira lei usamos conceitos de energia interna, calor e trabalho. A fórmula usada para descrever a primeira lei da termodinâmica é mostrada a seguir: U= Q- U – Variação de energia interna (Cal ou J) Q – Calor (Cal ou J) – Trabalho (Cal ou J)”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-3895

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes