Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dicas de Química



Em 2020, a Coordenadoria de Ações Educacionais lançou algumas dicas interessantes para a área de Química. Reunimos todas elas para você ficar por dentro de cada uma. Confira!

CAED – Apoio à Aprendizagem

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal. Fundo na cor branca com uma borda larga na cor preta. Na parte superior dessa borda a escrita em maiúsculo: “dica de química”, onde “dica de” está escrito na cor branca e “química” na cor amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito escrito em letras maiúsculas na cor branca: “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras na cor branca, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas. Ao lado dessa escrita há um retângulo na cor amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras na cor preta. No fundo branco, escrito em letras maiúsculas e na cor verde: “Misturas”. Abaixo disso, o desenho de dois copos, um contendo água e o outro óleo, do lado direito deles, uma seta na cor verde que aponta para um terceiro copo que contém água + óleo, ao lado, a explicação: ”Heterogênea apresenta duas fases”. Abaixo desses copos, outro copo com água e ao lado, uma porção de sal. Do lado deles, uma seta na cor verde que aponta para um segundo copo contendo água+sal, a direita deles, a explicação: “Homogênea apresenta uma fase”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal. Fundo na cor branca com uma borda larga na cor preta. Na parte superior dessa borda a escrita em maiúsculo: “dica de química”, onde “dica de” está escrito na cor branca e “química” na cor amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito escrito em letras maiúsculas na cor branca: “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras na cor branca, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas. Ao lado dessa escrita há um retângulo na cor amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras na cor preta. No fundo branco, escrito em letras maiúsculas e na cor verde, a seguinte dica: “Hibridação: 4 Ligações simples = SP3; 2 Ligações simples + 1 Ligação dupla = SP2; 2 Ligações Duplas ou 1 tripla e 1 simples = SP”.
Descrição da imagem: imagem retangular branca com borda em preto, contendo na parte superior à escrita em maiúsculo: “dica de química”, onde “dica de” está escrito em branco e “química” em verde. Ao longo de todo o extremo direito está escrito em maiúsculo, nas letras brancas “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras brancas, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas:”. Ao lado dessa escrita há um retângulo verde que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras pretas. O retângulo central da imagem contém a palavra “Ligações” em verde claro com uma seta preta apontando para um retângulo cinza na esquerda, que contém a palavra “Iônicas” na cor verde claro. Há outra seta preta saindo de “Ligações” e aponta para um retângulo cinza na direita, que contém a palavra “Covalentes” em verde claro. Do retângulo cinza com a palavra “Iônicas” há uma seta preta que aponta para outro retângulo cinza, que contém a palavra “Polares” na cor verde claro. Do retângulo cinza com a palavra “Covalentes” há duas setas pretas que apontam para dois retângulos cinzas diferentes. O primeiro retângulo cinza fica a esquerda e dentro contém a palavra “Polares” em verde claro. O segundo retângulo cinza fica à direita e contém a palavra “Apolares” em verde claro. Há uma seta preta saindo de “Polares” e apontando para um retângulo cinza à esquerda, que contém a frase “Quando os elementos são diferentes”. Há uma seta preta saindo de “Apolares” e apontando para um retângulo cinza à direita, que contém a frase “Quando os elementos são iguais”.
Descrição da imagem: Imagem retangular branca com borda em preto, contendo na parte superior à escrita em maiúsculo: “dica de química”, onde “dica de” está escrito em branco e “química” em verde. Ao longo de todo o extremo direito está escrito em maiúsculo, nas letras brancas “UFSM-CAED-núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras brancas, também em maiúsculo: “envie sua dúvida para as cicloficinas:”. Ao lado dessa escrita há um retângulo verde que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras pretas. O retângulo central da imagem contém o seguinte título, em letras na cor verde: “Geometria molecular”. Abaixo, uma série de explicações escritas em letras na cor verde e com desenhos ilustrados também na cor verde. A primeira explicação, localizada mais para esquerda diz: “Linear 2 ou 3 átomos, não têm par de elétrons livres”, ao lado dessa, outra que diz o seguinte “Angular 3 átomos com par de elétrons livres”. No lado direito, “Trigonal Planar 4 átomos, não têm par de elétrons livres”. Abaixo dessas, tem mais duas explicações, uma localizada ao lado esquerdo: “Piramidal 4 átomos com par de elétrons livres” e, por fim, no lado direito, “Tetraédrica 5 átomos, não têm par de elétrons livres.”
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-3906

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes