Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Língua Portuguesa



Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Português” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Mal e Mau, Mal: É substantivo quando precedido de um artigo, e advérbio quando acompanha adjetivo ou verbo. Uma dica é substituir por Bem, pois são antônimos. Exemplo: Ele está bem / Ele está mal. Mau:É um adjetivo, indica alguém ou alguma coisa que não é boa. Uma dica também é substituir por bom, pois são antônimos. Exemplo: Você é um bom professor / Você é um mal professor”. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Português” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Esse e Este, Esse: é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados antes. Exemplo: A terra gira em torno do sol. Esse movimento é conhecido como translação. Este: Introduz uma ideia nova, ainda não mencionada. também pode indicar proximidade do falante, enquanto “esse” da ideia de proximidade do ouvinte. Exemplo: Esta ideia de conteúdo é interessante.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição de imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Português” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Nessa, Nesta, Naquela: Nessa: Pronome demonstrativo utilizado quando a pessoa ou objeto referido está longe da pessoa que fala e próximo a pessoa a quem se fala. Também usado para indicar algo no tempo passado em relação a pessoa que fala ou que já foi mencionado anteriormente no discurso. Exemplo: Procure o anel nessa gaveta aí. Foi nessa semana que viajei para Londres. Nesta: Pronome demonstrativo utilizado quando a pessoa ou objeto referido está próximo da pessoa que fala. Também usado para indicar algo no tempo presente em relação a pessoa que fala ou que já foi mencionado anteriormente no discurso. Exemplo: Procure o anel nesta gaveta aqui. Ainda nesta semana que viajo para Londres. Naquela: Pronome demonstrativo utilizado quando a pessoa ou objeto referido está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também usado para indicar um passado distante. Exemplo: Procure o anel naquela gaveta ali. Foi naquela semana que viajei para Londres.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4445

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes