Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Cicloficinas – Dicas de Matemática

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Sabe a regra de integração por partes? Aquela da forma: Integral de U vezes DV é igual a U vezes V  menos integral de V vezes DU. Às vezes é complicado decidir quais funções  escolher para substituir U e DV, porém algo que pode facilitar é a análise da função que é mais fácil de integrar, e a mais fácil de derivar. Desta forma, E elevado na X, seria o nosso coringa, ou seja, pode tanto um quanto o outro. Já para D V preferimos usar as funções trigonométricas, polinomiais e do tipo 1 sobre X+A, enquanto para U deixamos as mais complicadinhas, já que a derivação tende a ser mais fácil.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Você sabe por que a derivada de função constante é zero? Podemos interpretar isso geometricamente! Veja o gráfico abaixo: (e abaixo tem um retângulo na horizontal, e dentro dele tem uma seta direcionado para cima que representa o Y e outra direcionando para o lado direito na horizontal representando o X, em paralelo com essa seta para o lado direito  tem uma linha horizontal na cor vermelha, e entre eles uma linha na vertical) abaixo continua a seguinte explicação “Sabendo que a derivada de uma função em um ponto é inclinação da reta, tangente ao gráfico da função nesse ponto, basta ver que o gráfico de uma função constante é uma reta horizontal (em vermelho) e, portanto a inclinação da reta tangente (pontilhado azul) a esse gráfico em cada ponto é zero, logo, a derivada da função constante é zero. Lembrando que essa é apenas uma interpretação geométrica, para demonstrar isso usamos a definição de limite.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Sabe quando nos é dado um conjunto de vetores V= { v¹, v²… vm}, e nos perguntam se o mesmo é base para um espaço vetorial dado? Pois então, existe um teorema que pode poupar um tempo, ele diz que, se tivermos um conjunto de m vetores L.I em um espaço de dimensão também m, então esse conjunto é base. Logo, se o conjunto tiver a mesma quantidade de vetores que a dimensão do espaço, basta verificarmos se estes são L.I.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”;
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Você já ouviu falar em pontos de máximo ou pontos de mínimo de uma função? Veja o gráfico: (abaixo tem um retângulo na horizontal, e dentro dele tem uma seta direcionado para cima que representa o Y e outra direcionando para o lado direito na horizontal representando o X, e entre eles tem uma linha formando um s na horizontal onde a parte alta da cura está sinalizado como máximo e a parte baixa sinalizada como mínimo) Abaixo a continuação da explicação “Uma função f tem um máximo relativo em c, se existir um intervalo aberto i, contendo C, tal que f(c)  f(x) para todo X I. Uma função f tem um mínimo relativo em c, se existir um intervalo aberto i, contendo C, tal que f(c)  f(x) para todo X I. Na figura acima, a é o ponto máximo da função, e b é o ponto mínimo do gráfico da função.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.