Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Química



Descrição da Imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul e verde há a seguinte dica: “Interações – ponte de hidrogênio, Hidrogêneo ligado a flúor, oxigênio ou nitrogênio. Dipolo-Dipolo, Ligações entre moléculas polares. Van der Waals, Ligações entre moléculas apolares ou fracamente polares.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há a seguinte dica: “Funções Oxigenadas, Alcoóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono saturado; Fenóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono pertencente a um anel benzênico; Enóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono insaturado; Aldeídos: Possuem o grupo carbonila (C ? O) ligado a um hidrogênio; Cetonas: Possuem o grupo carbonila (C ? O) entre dois carbonos; Ácidos carboxílicos: Possuem o grupo carbonila (C ? O) ligado a uma hidroxila; Anidridos de ácidos carboxílicos eliminação de molécula de água) entre dois ácidos carboxílicos iguais ou diferentes. Sais de ácidos carboxílicos substituição do hidrogênio da hidroxila (OH) por um cátion de um metal qualquer ou pelo cátion amônio (NH4+). Ésteres: São formados pela troca de um hidrogênio da carboxila dos ácidos carboxílicos por algum grupo alquila ou arila; Éteres: Possuem o oxigênio entre dois carbonos.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há o seguinte título: “Isomeria Plana “, abaixo tem um esquema de palavras que se ligam com a seguinte explicação: “Mesma função – Não? Isomeria de função. Sim? Mesma cadeia? não? Isomeria de cadeia. Sim? Isomeria de posição.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4431

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes