Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Cicloficinas – Dicas de Matemática: Vetores e Integrais

Descrição de imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Dado um conjunto de vetores V= { v¹, v²… vm}, podemos descobrir se os mesmos são L.I usando escalonamento. Fazemos isso pondo as coordenadas de cada vetor e em cada linha, e assim, se obtivermos linhas nulas estes vetores eram de fato L.D. (e ainda de brinde, esses vetores linhas restante são  L.I).” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Uma maneira de resolver determinadas integrais, é utilizando a fórmula de integração por partes, dada por: f (x)g'(x)dx = f(x)g(x)-g(x) f’ (x)dx. Para isso reescrevemos f(x)=u, f'(x)dx=du, d(x)=v, g'(x)dx=dv.  Daí udv=uv – vdu. Mas como definir quem é a função “u”  e quem é “dv”? Para a escolha de “u”, podemos seguir a ordem das funções abaixo: 1-Logarítmicas; 2-Inversa trigonométrica; 3-Algébrica(polinomial); 4-Trigonométrica e 5-Exponencial. Ex: x ex dx. Temos f(x)= x e g(x)= ex. Seguindo a ordem das funções acima, escolhemos U=x e dv=ex.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.