Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Matemática: limite, funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras



Para encerrar a semana, que tal duas dicas de Matemática? A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAED-PROGRAD preparou para você dicas importantes sobre funções. Confira!

 

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Sabe quando temos lim x->0 para funções do tipo am xm +am -1x m -1+… +a0bm xm +bm -1x m -1+… +b0 pois então, podemos resolver de maneira rápida o mesmo, com a resposta sendo: 1.ambnse m = n, 2. sem m > n, 3. 0 se n>m.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Você sabe o que são funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras? Seja f: A -> B uma função. Dizemos que f é injetora quando para quaisquer elementos x¹, x² e a¹ f(x¹) – f(x²). Dizemos que f: A -> B é sobrejetora quando para todo y e B, existe x e A tal que (x)=y. Uma função é bijetora quando ela for injetora e sobrejetora. Vejamos  um exemplo de função bijetora: f:0,2-> 0,3 dada por f(x)= x+1.” (abaixo há o desenho representado o que foi dito acima). Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4646

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes